O alto custo de viver no Terceiro Mundo

(portugues.llco.org)market

A camarada Servir ao Povo escreveu estas palavras em resposta a um primeiromundista que dizia, sem provas, que a diferença entre os salários dos EUA e de Gana existiam por causa da diferença de custo de vida. Como a camarada Servir ao Povo mostrou, o custo de viver em Gana, e no Terceiro Mundo em geral, é na verdade bem alto, e não corresponde aos baixos salários que se pagam por lá. Os países do Primeiro Mundo vivem às custas do Terceiro Mundo; eles comem a carne e bebem o sangue das massas do Terceiro Mundo.

Quando este artigo foi escrito, o salário mínimo dos EUA era de U$5,15 por hora. Em 2011, era de U$7,25. Muitos estados dos EUA decretam salários mínimos ainda maiores, chegando até a U$8,67/hora. O texto seguinte ligeiramente editado foi publicado originalmente por Servir ao Povo em 02 de Dezembro de 2005:

Bem, tudo certo, vamos ver o Custo de Vida em Gana. Aqui está uma lista de preços (de um ou dois meses atrás) em cedis (moeda ganense):

http://www.ghanaweb.com/GhanaHomePage/economy/market.prices.php

Alguns desses preços são difíceis de saber porque estão em unidades vagas como “sacola” ou “cesta grande,” e muitos preços estão faltando. Além disso, alguns artigos das coisas de Gana eu nunca tinha ouvido falar antes. Mesmo assim, temos dados úteis. Eu converti eles para dólares americanos usando o câmbio atual de 1000 cedis = U$0,11.

Antes de mais nada, (tenho que dizer que) o salário mínimo de Gana é de 13.500 cedis por dia. Isso é U$1,48. Em termos de horas, temos U$0,19/hora numa jornada de 8 horas/dia. Compare isso com o mínimo de U$5,15/hora (ainda maior em algumas cidades e estados) dos EUA.

Uma galinha viva (broiler) custa 60.000 cedis (U$6,58). Ela custaria menos nos EUA, onde uma galinha processada custaria menos de U$5,00 (e mesmo uma galinha assada não custaria U$6,58). O trabalhador assalariado com o mínimo nos EUA poderia comprar essa galinha em menos de uma hora. Em Gana, teria que trabalhar por 4 dias e meio pra comprar ela.

Uma garrafa de cerveja (“Club”), de 1 litro, custa algo perto de 8.000 cedis. Um produto comparável poderia custar 3 vezes mais nos EUA. Mas nós estamos comparando meia hora de trabalho com 5 horas.

Você mencionou o pão. O preço mais recente dado pelo site é de 6.000 a 10.000 cedis em 2003, quando o taxa de câmbio era de 8.500 cedis para um dólar. Suponhamos que um pão custasse o mesmo nos dois países, U$1,00 (9.100 cedis pela taxa atual), hoje. Nos EUA, isso daria mais que o dobro de pães de boa qualidade. (Mas, considerando o pão ganense) O trabalhador americano receberia 2,6 pães em uma hora. Em ganha, apenas dois terços de um pão por dia de trabalho.

Esse artigo afirma que um almoço decente num restaurante muito barato custaria 30.000 cedis (U$3,30), que é mais que o dobro do salário mínimo por um dia inteiro. A tabela de preços indica ainda que ninguém pode ter meios de alugar um quarto (não um apartamento, um quarto) e comer nesse restaurante barato. O autor pede aumento do salário mínimo pra 25.000 cedis por dia, que continuaria não sendo o bastante pra almoçar no restaurante barato. O trabalhador americano poderia ter um jantar extremamente prazeroso num restaurante elegante pelo seu pagamento diário mínimo de U$41,20.

Este artigo se refere ao preço da gasolina e dos salários mínimos em Gana e na América:

http://www.ghanaweb.com/GhanaHomePage/features/artikel.php?ID=79434

Um galão de gasolina custa 30.000 cedis (U$3,36). Nos EUA, ele sairía por U$2,25 (20.250 cedis), mas vou considerar como U$2,70 (24.300 cedis) porque Gana usa galões imperiais, que são quase 20% maiores que galões americanos. Um trabalhador americano pode comprar o galão de gasolina em meia hora. O trabalhador de Gana teria que trabalhar por mais de 2 horas pra comprar ele.

Aqui temos uma publicação cristã do Ocidente que discute as condições de vida em Gana e seu custo de vida:

http://gnmagazine.org/issues/gn36/livemonth.htm

Aí se fala do preço do aluguel como sendo de U$7/mês. Parece barato? Isso é por um quarto numa construção quase em ruínas. A cozinha e o banheiro são compartilhados. Muitas vezes mesmo o próprio quarto é compartilhado. Esse tipo de habitação seria encontrada com muita dificuldade nos EUA (e eu aposto que as condições da construção em Gana seriam suficientes pra condenar ela nos EUA”, mas vamos comparar as habitações em porcentagens salariais. Um ganense com ganhos mensais medianos pagaria por esse quarto 30% do seu salário. Um trabalhador americano gastando 30% do seu salário mínimo mensal com aluguel desprenderia U$265, o que é o bastante pra alugar um apartamento decente com companheiros de quarto em muitos lugares. Ademais, só o pagamento de instrução (mesmo numa escola pública) para uma criança custa cerca de U$6 mensais, ou 25% da média de ganhos de um ganense. Educação em escolas públicas é gratuita nos EUA.

Eu poderia ir além. Eu já dediquei muito tempo com isso. Mas você não vê que o Custo de Vida em Gana não é menor que nos EUA? Talvez alguns itens sejam mais baratos em Gana. Mas o tempo (de trabalho) necessário pra custear eles é muito maior. E nós não falamos nem mesmo do custo das coisas que a maioria das pessoas nos EUA pode comprar. O site menciona 10.000.000 cedis (U$1.100) por um AR-Condicionado Samsung. Eu não sei de qual tipo de Ar-condicionado eles estavam falando, mas é possível que seja uma unidade menor que uma janela, do tipo que custaria uns U$200,00 nos EUA. O preço ganense é maior que o preço americano. Em todo caso, você pode apostar que o fabricante coreano não estaria vendendo esses aparelhos para Gana por menos que o preço atual.

Escrito pela camarada Servir ao Povo.
Traduzido para o Português por Rivaldo Cardoso Melo.

Deixe um comentário