Celebrando o Centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro

(portugues.llco.org)

Medved Pobedy
7 2017 de novembro

Todo o Poder para os soviéticos!
– V. Lenin

O dia 7 de novembro 2017 marca o centenário da Revolução Socialista de 1917 na Rússia, freqüentemente chamada de “Revolução de Outubro” porque aconteceu em 25 de Outubro no calendário juliano velho. Naquele dia em 1917, o Segundo Congresso dos Soviets de Toda a Rússia celebrou sua primeira assembléia na capital de Rússia, Petrogrado, de onde os trabalhadores soviéticos e os Guardas Vermelhos conduzidos pelo Partido Bolchevique se mobilizaram pra derrubar o governo provisório burguês conduzido por Alexander Kerensky. Os soviets, ou conselhos de trabalhadores, criado pelos trabalhadores, camponeses e soldados ao longo dos anos criaram um “Poder Paralelo” que representava os interesses do Proletariado. Foi a organização da Classe Trabalhadora em Soviets que fez a Revolução Socialista de 1917 ser possível.

O slogan bolchevique de “Paz, Terra e Pão” se popularizou entre milhões de trabalhadores, camponeses e soldados por toda a Rússia que tinham sofrido terrivelmente debaixo da autocracia Czarista e que continuaram sofrendo com o novo governo provisório que subiu ao poder na Revolução de fevereiro de 1979 com a promessa acabar com o envolvimento russo na Primeira Guerra Mundial. Muitas pessoas estavam literalmente sofrendo fome enquanto a metade dos fazendeiros do país estava lutando na guerra e, como se isso não bastasse, as famílias pobres eram chutadas de suas terras pelos latifundiários. As greves eram cada vez mais comuns à medida que as condições continuavam piorando devido à liderança fraca do governo provisório.

Quando tinha ficado claro que esse governo não ia cumprir sua promessa de tirar a Rússia da guerra, as pessoas adotaram ao Vladimir Lenin e o Partido Bolchevique como liderança. Em 6 de outubro, o Soviet dos Soldados de Petrogrado declarou que não tinha mais nenhuma lealdade ao governo provisório. Quando esse governo quis suprimir o jornal bolchevique e acabar com o Comitê Central Bolchevique sediado em Petrogrado, os bolcheviques ordenados que os Guardas Vermelhos e os trabalhadores soviéticos tomassem o controle de todas as principais instituições, edifícios de governo e posições-chaves na cidade. Em 25 de outubro, o Comitê Militar Revolucionário Bolchevique publicou a declaração “Para os Cidadãos de Rússia!,” anunciando vitória.

Além do partido bolchevique, outras facções políticas estavam presentes ao Segundo Congresso Soviético realizado em 25 de outubro, inclusive os Mensheviks e Socialistas Revolucionários (SRs), mas eles estavam muito divididos entre suas intenções. Enquanto os membros das outras facções queriam fazer negociações com o governo provisório, os bolcheviques permaneceram unidos e firmes na determinação deles de retirar a Rússia da Guerra Mundial inter-imperialista que já tinha ceifado muitos milhões de vidas. Depois que o Congresso votou contra a idéia de negociar com o governo provisório, as outras facções, inclusive os Mensheviks e SRs, saíram da Assembléia.

Na noite do 25 de outubro,os Guardas Vermelhos capturaram o Palácio de Inverno em Petrogrado sem qualquer derramamento de sangue. A revolução que começou em Petrogrado se espalhou pra outras cidades da Rússia ao passo que Exército Vermelho e os trabalhadores soviéticos ganhavam mais controle sobre o Estado e suas instituições. Forças Contra-revolucionárias tentaram recapturar a capital e outras cidades, mas foram derrotadas pelas forças da Revolução dos Trabalhadores. Em 1917, o primeiro estado socialista do mundo foi estabelecido com sucesso!

Os bolcheviques cumpririam a promessa deles de “Paz, Terra e Pão” implementando um Programa Revolucionário a serviço dos interesses do Proletariado. Em novembro, os bolcheviques assinaram o Tratado de Brest-Litovsk, acabando com a presença russa na Primeira Guerra Mundial. Eles nacionalizaram todos os grandes bancos e fábricas. Os camponeses retomaram as terras dos latifundiários com o apoio do novo Governo Revolucionário. Os bolcheviques declararam todas as Dívidas Externas da Rússia estavam canceladas. Eles planejaram e implantaram os Grandes Programas de Desenvolvimento Industrial e Coletivização que serviriam os interesses do povo. Sob o novo Regime Socialista, as mulheres conseguiram importãncia social igual a dos homens. A Rússia adotou a jornada de trabalho de oito horas a um nível nacional. A Revolução de Outubro provou pro mundo que socialismo é possível, sim, e que o proletariado pode alcançar a Vitória Revolucionária de verdade.

Mas, com o desdobrar da história, vimos o declínio do socialismo e países socialistas se reverterem pro capitalismo. Agrande onda revoluionário socialista do século XX se acabou. Mesmo assim, o sistema capitalista continua sendo uma barreira pra alcançar uma sociedade comunista saudável, pacífica, e sustentável, livre de toda a opressão e exploração. Toda a Teoria e Prática de Comunismo Luz-Guiadora é sobre criar uma nova Grande Onda Revolucionária Comunista. Se quisermos levar a humanidade rumo a um futuro luminoso, nós temos que aprender com o passado e saber resolver os problemas enfrentados pelo socialismo do século passado.

Nosso desafio hoje é terminar o que os bolcheviques começaram em 1917, organizar as massas do Mundo Proletário em uma inquebrável força revolucionária pra criar o Novo Socialismo – A Ditadura do Proletariado no 21º século. O capitalismo só consegue trazer mais devastação ambiental, pobreza, guerra, exploração, miséria e sofrimento pra esmagadora maioria dos povos do Mundo. Está na hora de construir um Novo Socialismo e criar um mundo Comunista de igualdade, Liberdade, Abundância, Paz, Felicidade e Amizade entre todos os moradores da Terra!

O COMUNISMO LUZ=GUIA É O NOVO BOLCHEVISMO!

EM FRENTE, CAMARADAS!

Fontes

Vladimir Lenin. “Todo o Poder para os Soviets!” https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1917/jul/18.htm

Baggins, Brian. “Linha do Tempo da Revolução Russa (1917).” https://www.marxists.org/history/ussr/events/timeline/1917.htm

“Congresso dos Soviets de Toda a Rússia.” https://www.marxists.org/glossary/events/a/arcs.htm

Vladimir Lenin. “Para os Cidadãos de Rússia!” https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1917/oct/25.htm

Fitzpatrick, Sheila. A Revolução Russa. Nova Iorque, Imprensa da Universidade de Oxford, 2008. Impresso.

“História da Jornada de Trabalho de 40 horas.” BeBusinessed.com. https://bebusinessed.com/history/history-40-hora-semana de trabalho /

“História Russa: Autoestrada para os Soviets.” Rússia Hoje. http://russiapedia.rt.com/russian-history/the-subir-de-o-ussr /

Vladimir Lenin. “Declaração Coletiva do Partido Operário Social-Democrata Russo (os bolcheviques) para o Encontro da Assembléia Constituinte.” https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1918/jan/05.htm

Publicado por Luz-Guiadora (membros do Comitê Central) em 8 de novembro, 2017
Traduzido pro português por Rivaldo Cardoso Melo.

Deixe um comentário