Comunismo Luz-Guiadora e os Escritos de Antônio Gramsci

Parte 1 de 3: Hegemonia Cultural

(portugues.llco.org)

Um componente fundamental do poder da burguesia está no que o comunista italiano Antônio Gramsci chamava “hegemonia cultural”. A burguesia global de hoje, o “Primeiro” Mundo burguês, não manda na sociedade apenas pela força bruta do Estado. Eles também mandam pelo domínio da cultura e das idéias de toda a sociedade. O Mundo Burguês não domina sociedade só com os exércitos, mercenários, políticos corruptos neocoloniais e policiais espiões deles, mas também pela propagação da visão de mundo, valores, costumes e ideologia deles pela sociedade. Como Karl Marx uma vez escreveu, “As idéias da classe dominante são em toda época as idéias dominantes, pois a classe que controla a força material dominante de sociedade, é ao mesmo tempo a que controla sua força intelectual.” (1)

No dia-a-dia, o “Terceiro” Mundo Proletário é dominado principalmente por esta hegemonia cultural do Mundo Burguês. Apesar de o Mundo Burguês manter freqüentemente o Mundo Proletário inteiro sob mira de armas, o uso de força militar não é o modo preferido de dominação burguesa. O Mundo Burguês de nossa época usa de agressão imperialista escancarada onde quer que o controle cultural dele seja quebrado, mas raramente tem apelado pra isso. Hoje, ele se apóia muito mais no consentimento inconsciente do Mundo Proletário como um todo, um consentimento obtido pela hegemonia cultural do Mundo Burguês. Isto quer dizer que a maioria do Mundo Proletário hoje sofre duma “falsa consciência” que considera o modelo do Mundo Burguês como garantido, como algo supostamente “natural”, e não um resultado de desigualdades globais e exploração. Concretamente, isto significa que o Mundo Proletário não tem noção da sua necessidade de se unir para libertar o Mundo todo, avançar a humanidade pro Comunismo Luz-Guiadora.

Antônio Gramsci descreve como essa hegemonia funciona em Cadernos do Cárcere:

“1. O consentimento “espontâneo” dado pelas grandes massas da população à direção geral imposta sobre a vida social pelo grupo dominante fundamental; esse consentimento é “historicamente” causado pelo prestígio (e confiança conseqüente) que o grupo dominante desfruta por causa de sua posição e função no mundo da produção.

2. O aparato do poder coercitivo estatal que “legalmente” impõe disciplina naqueles grupos que não fazem “consentimento” ativa ou passivamente. No entanto, esse aparato é constituído para toda a sociedade em antecipação a momentos de crise de comando e de direção quando consentimento espontâneo falhou…” (2)

Apesar de estar muito fundado nas visões historicistas do tempo dele, Gramsci se opôs ao economismo e à Teoria das Forças Produtivas. Um determinismo econômico cru como esse condena as massas a atrasar a luta pelo completo comunismo indefinidamente. Como Lenin, Gramsci propôs que o proletariado poderia conduzir a história ele mesmo através da Luta de Classes militante, da “Guerra de Manobra” feita pela vanguarda do Partido Comunista dele. Indo além de Lenin, Gramsci propôs que este a vanguarda comunista entrasse numa “Guerra de Posição” nos reinos ideológico e cultural de sociedade. (3) e, além de Gramsci, as massas do povo da China revolucionária, sob aa liderança de Mao, foi capaz de pôr essas idéias em prática. Esse foi o caso tanto da Guerra Civil Chinesa como também (e especialmente) da Grande Revolução Cultural Proletária. (4)

Os reformistas, social-democratas, e outras forças revisionistas modernas se apropriaram das teorias de Gramsci para os seus próprios fins, mas esvaziando a Teoria de Hegemonia Cultural de todo o seu conteúdo revolucionário. (5) Eles procuram uma entrada gradual na superestrutura existente de sociedade burguesa, como um meio de contrariar a hegemonia burguesa [uma oposição tão branda que, pelo contrário, acaba até reforçando a hegemonia contra-revolucionária por dar a ela oportunidade de parecer plural]. Esses reformistas não vêem nenhum papel fundamental para uma vanguarda comunista Luz-Guia, e se opõem à construção do Novo Poder da Luz-Guiadora.

Esses reformistas que seqüestram as teorias de Gramsci também não diferenciam o Mundo Burguês do Mundo Proletário, e com isso enganam mais ainda a maioria do mundo. Eles fingem que a classe explorada no mundo hoje é a mesma do tempo de Gramsci. [É] um tipo novo de revisionista, reivindicando o legado de Gramsci e Mao, que ignora também essa divisão [a nível] global. Como os reformistas assumidos, esses “revolucionários” de Primeiro Mundo tentam tomar a gradualmente a liderança das forças de “esquerda” populista dentro do Mundo Burguês. Esses social-chauvinistas chamam a negação deliberada deles da divisão global entre os Mundos Burguês e Proletário de “a universalidade da prolongada Guerra Popular Revolucionária”. É uma pirataria ultrajante da Guerra Popular feita por esses revisionistas social-imperialistas! (6)

Revolucionários verdadeiros, ao contrário de reformistas e revisionistas, são Comunistas Luzes-Guias unidos sob a bandeira da OCLG! Nós vamos construir o Novo Poder da Luz-Guiadoral. É na independência desse Novo Poder que está a base da participação dentro do Comunismo Luz Guiadora e da liderança duma frente unida anti-imperialista. O Novo Poder da Luz-Guiadora é um “Estado em miniatura” no Mundo Proletário pra enfrentar a hegemonia cultural do Mundo Burguês e seus agentes, em preparação pra Guerra Popular Global que vai arruinar o domínio global do Mundo Burguês. E mesmo nesse tão sonhado dia, a vitoriosa Luz-Guiadora terá que continuar cultivando sua hegemonia cultural pelo Mundo. Só então a humanidade poderá seguir de verdade no caminho a igualdade global e libertação total! Saudações Vermelhas!

Escrito por Jacob Brown
Traduzido pro português por Rivaldo Cardoso Melo

Parte 2/3 de uma série sobre Comunismo Luz-Guiadora e os Escritos de Antônio Gramsci

Notas:

  1. o Karl Marx, “A Ideologia alemã”, Volume 1 / Capítulo 1 / Parte B
  2. Antônio Gramsci, “Seleções de Cadernos do Cárcere: Os Intelectuais”
  3. Antônio Gramsci, “Seleções de Cadernos do Cárcere: Estado e Sociedade Civil”
  4. http://llco.orgtwo-roads-defeated-part-3-proletarian-jacobins/
  5. http://isj.org.uk/gramsci-versus-eurocommunism/
  6. http://www.nuovopci.it/eile/en/gramsci_prpw.html

Deixe um comentário