Desastres Naturais não são naturais: Muitos morreram no Nepal

44941091_nfloodsafp226.jpg-226x300Desastres Naturais não são naturais: Muitos morreram no Nepal

(portugues.llco.org)

Muitos foram mortos e feridos no Nepal:

“Enchentes e deslizamentos de terra no Nepal e no norte da Índia mataram cerca e 200 pessoas e fizeram um número maior de desaparecidos, disseram as autoridades locais na Segunda-Feira.

O Nepal foi o país mais atingido, com 105 mortes confirmadas depois que as chuvas torrenciais desencadearam deslizamentos de terra e inundações, devastando vilas inteiras no que o primeiro-ministro do país chamou de ‘tragédia nacional’.

Outras 136 pessoas estão desaparecidas, e as autoridades estão lutando para previnir uma epidemia de cólera despois que alguns sobreviventes mostraram sintomas da doença potencialmente fatal.” (1)

E:

“Dez distritos da área foram inundados, com salvadores recuperando 54 corpos, disse o oficial de polícia Kesh Bahadur, adicionando que se espera um aumento do número de mortos.

Estava chuvendo desde quinta-feira na região, cerca de 400 Km (250 milhas) a oeste da capital, Katmandu.

Autoestradas e rodovias também foram inundadas ou fechadas por deslizamentos de terra nos distritos, impedindo o resgate de chegar a vilarejos remotos.

Fios de energia foram rompidos e torres de comunicação foram derrubadas pela inundação, isolando milhares de pessoas na região.” (2)

Uma pergunta que deve ser feita: Por que esses desastres naturais quase sempre atingem o Terceiro Mundo, e não o Primeiro-Mundo? Por que centenas morrem debaixo de desfiladeiros de lama na América Latina, mas nenhuma na América do Norte? Por que terremotos matam centenas no Oriente Médio, mas ninguém na Europa Ocidenta? Por que a seca e a fome varrem a África? Por que na Ásia e não nos EUA? Por que no Nepal?

Tem um culpado com muitos nomes: Capitalismo, Império Global, Primeiro-Mundo, Burguesia Mundial e seus aliados. Séculos de imperialismo impuseram o subdesenvolvimento ao Mundo Proletário. As economias do Terceiro-Mundo foram organizadas pra servir ao lucro, não às pessoas. As instituições econômicas, políticas, e culturais do Terceiro Mundo foram prejudicadas pelos imperialistas e seus aliados. A infraestrutura que existe no Terceiro-Mundo serve pra exportar valores, riquezas, e recursos pro Primeiro-Mundo, não pra canalizar valores pra melhoria de vida de pessoas comuns no Terceiro-Mundo. O capitalismo não se preocupa com a segurança das pessoas pobres. O capitalismo não se preocupa com a saúde das pessoas pobres. O capitalismo não se preocupa com a qualidade de vida dos pobres. O capitalismo vê os pobres como um meio pra um fim, uma coisa feita pra explorar, pra gerar mais riqueza pros ricos e poderosos. Da mesma forma, a própria natureza é vista pelos capitalistas como uma coisa a ser usada e abusada. A razão que faz os povos pobres virarem vítimas de desastres naturais são os séculos de negligência e abuso que vivem. O capitalismo não dá valor às suas vidas como pessoas vivas, pensantes e sensíveis.

Desastres naturais não são só naturais. Eles podem ser facilmente previnidos. Pensar que desastres desse tipo são apenas naturais, um tipo de acidente, é ver o mundo pelas mentes da ideologia reacionária. É ignorar aqueles que são os verdadeiros responsáveis. É falhar na acusação de quem realmente tem culpa: Capitalismo, império global, o Primeiro-Mundo, o mundo burguês e seus aliados. Assim como os reacionários ensinam que o sofrimento humano, a desigualdade social et cetera são inevitáveis, eles ensinam que os desastres naturais são inevitáveis também. Aqueles que estão no poder querem que os povos pobres continuem acreditando que eles não podem mudar a sociedade e o mundo. A realidade é que o império global é o problema. Enquanto houver capitalismo, as pessoas vão continuar a sofrer. Enquanto houver capitalismo, os povos vão continuar vivendo sob o constante perigo de guerras, pobreza, doenças, e da própria natureza. Por outro lado, a Luz-Guia da Verdade ensina que não há motivo pra que ninguém tenha que viver uma vida precária. A ciência e a tecnologia chegaram a um ponto em que todos podem ter uma vida feliz e segura se a sociedade for reorganizada pra servir ao povo e ao Planeta Terra. Todos merecem ter uma existência feliz, segura, farta, excitante, heroica, divertida, digna.

O problema está ficando pior e pior. A produção capitalista não presta contas a ninguém e é descontrolada. A ecologia de todo o Planeta é ameaçada pela máquina do consumismo capitalista. A natureza é explorada ao extremo por um monstro sem freios. Como resultado, o clima fica mais e mais extremo. O aquecimento global é mais e mais perigoso. Os níveis do mar estão subindo, ameaçando países inteiros. A extinção em massa da vida vegetal e animal está a caminho agora mesmo. Ao mesmo tempo, o capitalismo continua negligenciando e abusando dos pobres. A fome ameaça países inteiros. Item básicos pra vida humana como a Água estão se esgotando em alguns lugares. Guerras genocidas são levadas adiante. Parece impossível fugir da pobreza. A contradição entre produção capitalista e meioambiente por si só cresce mais e mais agudo assim como a contradição entre Mundo Burguês e Mundo Proletário fica cada vez mais intenso. A humanidade está caminhando sobre o fio de uma navalha. A humanidade tem uma escolha. A porta está aberta. Venha pra ela. A Luz-Guia da Verdade salvará o Mundo.

Notas

1. http://news.yahoo.com/nepal-landslides-floods-kill-53-displace-thousands-133612340.html

2. http://news.yahoo.com/3-days-nepal-floods-leave-54-dead-142-085346253.html

Escrito por Campo Flamejante. Traduzido para o Português por Rivaldo Cardoso Melo.

Deixe um comentário