Dia Internacional dos Trabalhadores 2020

portugues.LLCO.org

É um tempo difícil pros trabalhadores. Num dia em que deveríamos estar celebrando, organizando, e marchando, muitos de nós nos ficamos isolados de nossos camaradas na luta. Não há dúvida de que muitos eventos planejados de 1º de Maio e outras reuniões foram cancelados, infelizmente, devido aos encerramentos (“lockdowns”) ordenados pela burguesia, como também ansiedade e medo que cercam o coronavirus. Até pior, é os Dia Internacional dos Trabalhadores’ e muitos de nós estamos agora desempregados. É provável que a maioria de nossa audiência tenha sido negativamente impactada de algum modo pelas condições relacionadas à pandemia atual, provavelmente pelas paralisações econômicas, se não diretamente pelo próprio vírus. Ninguém foi mais atingido que os moradores dos países mais pobres, saqueados pela pilhagem imperialista, que enfrentam o dobro de ameaça peça infecção virótica e pela ruína econômica, com poucos ou nenhum programa social pra aliviar os fardos de desemprego.

Muitas pessoas agora estão sendo confrontadas com a escolha difícil de trabalhar dentro um ambiente potencialmente perigoso ou ficarem famintas ou até mesmo morrer de fome (ou outras carências). Isto é, se eles puderem ao menos fazer essa escolha, considerando que os encerramentos (“lockdowns”) ordenados por vários governos ao redor do mundo pararam a maioria atividade empresarial. Enquanto faz sentido lógico impor algumas medidas para controlar a expansão potencial de um novo vírus mortífero, a resposta global geral está criando um número considerável de problemas adicionais pro proletariado devido à natureza injusta e desumana do sistema capitalista. Tais medidas exacerbaram a crise econômica global existente, aguçando ainda mais as contradições do capitalismo enquanto o desemprego continua disparando.

Apesar das opiniões que alguém possa ter sobre os vários encerramentos (“lockdown”) que estão sendo impostos, todos nós podemos estar certos disto: os cenários sem vitória que estão em frente de trabalhadores pelo globo, o dano econômico resultante, e o sofrimento generalizado vivido pelos mais vulneráveis vão se fazer absolutamente claros diante de qualquer dúvida sobre o fracasso não-mitigado do capitalismo como sistema dominante do Mundo. Qualquer ilusão restante de que o modelo econômico capitalista pode beneficiar a maioria da população do mundo deve agora ser completamente despedaçada.

A Necessidade de Novo Poder

Enquanto nós estivermos experimentando uma crise global sem precedente na era moderna, há muitas lições que nós podemos aprender desta situação, e nós temos que fortalecer nosso movimento como resultado. Esta pandemia, a resposta fracassada do capitalismo a ela, e o desastre econômico que se desdobra rapidamente por causa da pandemia demonstram a urgência de fundar o Novo Poder o o quanto antes. Além disso, o uso da automatização avançada e dos sistemas de inteligência artificial pela burguesia estão agora em pleno crescimento , o que conduzirá não só à eliminação de incontáveis trabalhos, mas também para a elevação de um estado de vigilância tecnológico de proporções inimagináveis.

Talvez o fato mais trágico feito evidente pela situação atual é a confiança esmagadora que o proletariado está colocando sobre o sistema burguês. Ao proletariado deveria ser dado trabalhos completamente pagos, com saúde garantida e precauções de segurança, mas, ao invés disso, o que oferem são gestos simbólicos ou manuais desprezíveis que, no final das contas, só servem pra disfarçar e distrair atenções do fracasso de previdências sociais que foram corroidas, sucateadas e desmanteladas por políticas neoliberais durante décadas. Os trabalhadores simplesmente não podem “escolher não participar” do sistema capitalista que os explora e abusa. Só estabelecendo o Novo Poder é que poderemos fundar um sistema socialista verdadeiramente justo e humano que servirá às necessidades de todo o povo trabalhador!

Sob o Novo Poder, poderemos dar uma resposta mais robusta e ágil pra crise ao mesmo tempo que asseguramos a estabilidade econômica de quem vive dentro dele. Comunidades auto-suficientes baseadas em valores comunistas com a própria produção de alimento, escolas e outras instituições poderiam evitar muitos dos problemas que estão diante de governos capitalistas durante esta crise.

A OCLG vem trabalhando duro por anos pra firmar as fundações do Novo Poder, e nós esperamos que você possa nos ajudar a continuar esse trabalho importante ao longo desta crise e além. Se você estiver interessado em se unir a luta ou nos enviar apoio, entre em contato pelo email contact@llco.org

O Tempo é Agora

Comunistas da Índia

Este é um momento de reviravolta na história. O mundo está mudando drasticamente e a humanidade tem que escolher o caminho adiante. Eu não poderia sair sem dizer que os capitalistas têm uma visão muito diferente da nossa pro futuro de humanidade. A visão deles não chega a nada menos que um pesadelo Orwelliano tecnologicamente avançado pro proletariado. Porém, os resultados desejados pelos capitalistas não são inevitáveis. Agora, talvez mais que nunca, há uma abundância de oportunidade pro proletariado, pros comunistas, pras Luzes-Guiadoras, de implementar nossa visão pra um futuro de igualdade, justiça, e paz. A vontade desastrosa da burguesia é uma completa certeza se nós não agimos com força e unidade. Não há momento melhor que agora destruir a crueldade ilimitada do capitalismo, unir a luta pra um amanhã mais luminoso, e lutar por um glorioso futuro comunista!

Escrito por Uziel Stryker
Diretor-geral
Organização Comunista Luz-Guiadora

Traduzido pro português por Rivaldo Cardoso Melo
Diretor-Nacional do Brasil
Organização Comunista Luz-Guiadora

Abarés de Ghana, uniformizados…
…e a serviço do povo, de todo coração!

Deixe uma resposta