Há 56 anos, na madrugada em que se iniciou o dia 1º de Abril de 1964, começava no Brasil, por golpe de Estado, um regime fascista que, alegando combate à corrupção e à “Ameaça Vermelha” contra as liberdades e ordem econômica e social, começou ele mesmo a criar um governo autoritário onde poderosos não eram investigados, criando um clima perfeito pra corrupção, perseguir, prender, torturar e executar milhares de opositores, censurar a imprensa, policiar e censurar toda atividade cultural e universitária, cassar mandatos, fechar o Congresso Nacional, criar uma série de crises econômicas megainflacionárias com dívida externa, empobrecer e favelizar todo o pais e favorecer tudo o que latifúndio deseja, que são a devastação ambiental, a destruição dos povos nativos e a escravidão. Não faltam documentos comprovando tudo isso, nem inúmeros outros tipos de prova que vem até do estrangeiro, como este estudo da CIA mostrando como o Regime Empresarial-Militar de 1964, no Brasil, era considerado até mais opressor pelos próprios americanos do que a URSS, ou esse aqui do Intercept relatando como a matança era política de Estado na época, mas o Brasil segue se mostrando desconhecedor e até favorável a isso. Esse sentimento é o que nos leva ao cenário atual. Já dizia aquele famoso alemão…
Essa farsa, além de tudo, parece dialogar com o Coringa do filme mais recente. O que começou a mais de meio século como tragédia hoje parece querer virar uma comédia, mas não tem graça. Quem não mora no Brasil não viu de perto, mas, Confirmando todos os sinais, Bolsonaro e seus ministros patetas só confirmam a cada semana que não servem pra governar, não sabem bem o que querem fazer com o Brasil além de beneficiar a si mesmos e seus patrocinadores e tentam distrair a própria incompetência falando e fazendo bizarrices que só agradam as minorias mais fanáticas e inexpressivas de seus eleitores. É ministra da mulher defendendo machismo, ministro da educação falando errado e destruindo o ensino como pode, ministro de economia empobrecendo os pobres e idosos, ministro da saúde criticando o isolamento contra a pandemia porque o presidente mandou, embaixador do turismo preso no Paraguai por falsificar passaporte e lavar dinheiro, secretária de cultura definindo cultura de uma maneira profunda e explosiva…
Tudo porque Bolsonaro também queria ser como Gueisel, que ordenava pessoalmente a execução de opositores, mas não consegue. Em vez disso, ele e sua família tentam abafar escândalos como o da Rachadinha, esconder o Queiroz, Bebbiano, o laranjal pra fingir que não tem corrupção no governo, mas a justiça tá aí no pé, investigando. queria poder eliminar opositores livremente, mas só tem morrido ex-aliados em condições que parecem queima de arquivo, queria um ‘Pacote Anticrime’ pra deixar seus amigos mafiosos livres pra matar quem quisessem, mas cortaram Sérgio Moro. Ele queria um DOI-CODI pra censurar a imprensa, mas só consegue favorecer umas emissoras compradas e espernear na webcam. Queria acabar com ‘a balbúrdia das universidades’, mas vive trocando de imbecis no ministério da educação e nem consegue aprovar o Future-se, também conhecido como Frature-se. Ele adoraria cassar mandato de vários governadores, mandar 1 jipe com 1 soldado e 1 cabo fecharem o Supremo Tribunal Federal, soltar outro Ato Institucional nº 5 pra fechar o Congresso Nacional, mas tem que assistir calado e em quarentena eles formarem um governo paralelo, senão toma multa de R$100.000,00 e ainda mais repúdio de várias autoridades que ele não controla, inclusive muitos ex-amigos!
Apesar de ser um fracasso enquanto cópia do último governo fascista do Brasil, ficando muito longe de ter qualquer força ditatorial, e até com as próprias forças indo pra longe, precisamos reconhecer que ele conseguiu muito bem prejudicar os mais pobres, quase como antes. Desemprego em alta, dinheiro de saúde pro Fundo Eleitoral, vários cortes de gastos com cuidados ao ser Humano, várias repartições aparelhadas pra não funcionarem, a exemplo da FUNAI e do Instituto Palmares… Uma guerra contra os pobres que com certeza só vai prejudicar ele e sua gangue familiar nas próximas eleições deste ano.
Que isso tudo vai ser um suspiro fedorento na história do Brasil, não há dúvida. Só é impossível saber por quanto tempo o talco de Jair vai continuar flutuando até cair. Não creio que chegue a 2022. De toda maneira, a oposição, mais ainda a esquerda, tem agora um momento perfeito pra acordar do estado de choque em que entrou desde que ele foi eleito contrariando todas as expectativas. O povo brasileiro, que realmente não está nem aí pra revolução ou socialismo, elegeu essa criança de cabelos grisalhos não pela carreira dele de militar golpista, aposentado por doença mental e deputado ausente, mas porque temia ‘a corrupção e a imoralidade’ que até a Rede Globo fazia representar pelo PT. Agora tanto a ‘esquerda’ nutella como a direita, inclusive a que posa de mais racional, provaram ao povo outra vez que não merecem confiança. Uma força completamente nova precisa surgir de toda essa desolação, mas um novo que saiba ver e valorizar tudo que temos de mais belo e grandioso no velho, sem deixar de ser moderno. Essa força é a Luz-Guiadora.
Venha pra Luz da Verdade!
Nosso Sol está nascendo!
Nosso Dia está chegando!
SAWE!