O que é socialismo? O que é comunismo?

road1-300x202O que é socialismo? O que é comunismo?

Traduzido para o português por Rivaldo Cardoso Melo

(portugues.llco.org)

Questões fundamentais. O que é socialismo? O que é comunismo? Às vezes nós esquecemos que nem todos sabem o básico. O revisionismo já sujou demais as águas. Agora vamos limpar.

Desde já, vamos dispensar falsos conceitos óbvios. Deixemos de lado os latidos de fascistas paranoicos, Obama não é um socialista e muito menos um comunista. Igualmente, as socialdemocracias europeias não são socialistas e muito menos comunistas. Aqueles que apontam para Suécia, França ou Obama como socialistas ou comunistas simplesmente não sabem sobre o que estão falando.

Na verdade, não existem sociedades socialistas hoje. Cuba não é socialista. Venezuela não é socialista. Irã não é socialista. Vietnã não é socialista. China não é socialista. Líbia não é socialista. A Coreia do Norte não é socialista. Essas sociedades podem compartilhar certas qualidades que o socialismo real compartilha, mas isso não faz elas serem socialistas. Elas simplesmente não são socialistas hoje. E isso segue sem dizer que não existem sociedades comunistas hoje. De fato, muitas organizações auto-proclamadas socialistas e comunistas são falsas; elas são revisionistas. Elas levantam bandeiras vermelhas para se opor à bandeira vermelha. Os únicos comunistas de verdade dos dias de hoje são os Comunistas Luz-Guia.

Um dos conceitos falsos mais comuns por toda parte é o de que o socialismo pode ser entendido simplesmente como um modo de produção caracterizado por um grande setor estatal, nacionalização da indústria ou grandes programas de bem-estar social. Todas essas características foram parte do socialismo no passado, mas elas não são exclusivas do socialismo. Estados fascistas, socialdemocracia europeia, o Estado de Bem-estar liberal dos Estados Unidos, o capitalismo de estado da era revisionista da União Soviética ou China, estados nacionalistas burgueses como Venezuela, Líbia, Cuba, a República Islâmica do Irã costumam compartilhar essas características em certo nível, mas nenhum deles realmente é socialista. O socialismo deve ser entendido pelas lentes do poder, da luta de classes. O socialismo deve ser entendido como uma transição para o comunismo. O socialismo se faz depois de o proletariado se apoderar do controle da sociedade. O proletariado toma um papel de liderança. O proletariado toma e constrói o poder do Estado. Em outras palavras, socialismo é quando a sociedade foi reorganizada para servi aos interesses de longo prazo do proletariado. Isso quer dizer que a sociedade deve se reorganizar para avançar rumo ao comunismo, o fim de toda a opressão. Socialismo significa que não chegamos ao objetivo final do Comunismo. Socialismo é um estágio de transição onde a luta de classes precisa ser conduzida pelo proletariado contra as classes reacionárias. Socialismo é quando ainda existem inimigos de classe que precisam precisam ser derrotados. Ainda continuam existindo contradições antagonísticas que devem ser resolvidas mesmo quando o proletariado tomou o poder. O socialismo pode existir em um país, mas o Comunismo deve ser de todo o mundo. Os Estados norte coreano e cubano não são socialistas pela mesma razão que os regimes de Obama e da Suécia não são. Nenhum desses regimes levará ao comunismo. Nenhum deles está disposto a reorganizar a sociedade radicalmente para eliminar toda a opressão. O socialismo  só pode ser entendido como uma transição para o comunismo – o avanço rumo ao comunismo é a razão pela qual a sociedade deve se organizar pelos mais profundos interesses de longo-prazo do proletariado.

O Comunismo é o objetivo final da Revolução. O fim de toda a opressão. O fim da exploração. Sem ricos. Sem pobres. Sem opressão nacional. Sem sexismo. Sem opressão de gênero. Sem opressão aos jovens. O comunismo é libertação total. Sem  nenhum poder de uns grupos sobre outros. Desde que nenhum grupo tenha qualquer poder sobre outro, não há necessidade de um Estado no comunismo. Comunismo é igualdade. Uma sociedade organizada pelas necessidades humanas. Sem ganância. Sem individualismo. Nunca mais as pessoas vão olhar para si mesmas apenas como indivíduos no comunismo. Comunismo é coletivismo. O bem comum. Compartilhamento. A propriedade privada é eliminada sob o comunismo. Comunismo é altruísmo.  Como disse Marx, “de cada um, conforme suas capacidades, a cada um, conforme suas necessidades.” A ética de “servir ao povo” vai comandar todas as interações humanas. Todas as pessoas serão uma só. Nunca mais ‘eu, eu e eu’. Comunismo é sustentabilidade. Nunca mais os povos irão destruir o planeta nossa casa comum. Nós temos uma obrigação com as futuras gerações. Contradições antagônicas não existirão mais sob o comunismo. Comunismo é paz. No comunismo, a revolução se perpetua por si mesma. O comunismo total nunca existiu, mesmo que várias tribos indígenas tenham compartilhado muitos aspectos dele. Alguns historiadores classificaram certas sociedades tribais como “Comunismo Primitivo”.

Houveram dois avanços principais, duas ondas principais da Revolução que fizeram a humanidade avançar rumo ao comunismo. A primeira onda revolucionária começou em 1917, com a Revolução Bolchevique liderada por Lenin. Ainda que essa Revolução tinha sido irrecuperavelmente revertida e o capitalismo restaurado nos anos 1950, nós aprendemos muito com a experiência soviética. Nós aprendemos muito com a Era Lenin-Stalin, que nós levantamos num novo caminho crítico, geral e não-dogmático. A segunda onda de revoluções foi a das revoluções sociais que aconteceram depois da Segunda Guerra Mundial como parte da luta contra o colonialismo. A mais representativa e importante delas foi a Revolução Chinesa liderada por Mao. Um quarto da humanidade se levantou e tentou construir um futuro melhor. De todas as tentativas de chegar ao socialismo e rumo ao comunismo, o maior avanço foi a Revolução Cultural Chinesa, que começou em 1966 e terminou nos anos 70. A Revolução Cultural uma tentativa de nos levar muito mais longe no socialismo rumo ao comunismo. Os maoístas entenderam que se segue adiante no caminho comunista, a Revolução pode se degenerar. Uma nova burguesia poderia se formar dentro do Partido e do Estado. A Revolução Cultural foi lançada para paralisar a nova burguesia e avançar ainda mais rumo ao Comunismo. Ela chegou ao seu apogeu de 1967 até 1971. Foi um tempo de Luta de Classes, movimento de massas, experimentação social radical, comunização e práticas culturais e sociais avançadas. Cultura, programação social, tudo foi radicalmente modificado. Os maoístas buscaram trocar o controle burocrático pela programação social da mobilidade social, assentando dessa forma as bases para a eliminação do Estado e a chegada ao Comunismo. Igualitarismo e altruísmo foram incentivados. Foi um tempo de começar a experimentar novas formas de direção social, novas formas de poder. O Estado tradicional foi deixado de lado por um tempo, novas formas de poder e de práticas surgiam. Coletivismo avançado. Individualismo enfraquecido. Foi durante a Revolução Cultural, com todos os seus defeitos, que nossa visão foi elevada mais alto ainda. Ficamos a um passo de um mundo novo, um mundo Comunista, numa fortíssima aparência.

A Revolução Cultural foi perfeita? Claro que não. Ela foi derrotada. O capitalismo foi restaurado na China nos anos 70 pelos revisionistas, por uma nova burguesia. Mao disse que seriam necessárias muitas Revoluções Culturais para chegar ao comunismo. No entanto, a Revolução Cultural foi o avanço mais distante do Socialismo rumo ao Comunismo. Na próxima vez, quando tivermos o poder de novo, iremos ainda mais longe no caminho comunista. A história das revoluções é um grande experimento científico. Nós devemos aprender com o passado, com nossos erros e acertos. Nós vamos continuar fazendo Revoluções até chegar ao Comunismo. Agora, nós temos o novo avanço do Comunismo Luz-Guia. Nós temos o plano. Nós temos a liderança. Nos temos a organização, a Organização do Comunismo Luz-Guia – uma vanguarda de novo tipo para nos ajudar a iniciar a próxima grande onda.

Estamos em tempos difíceis. Não existem Estados socialistas. Há apenas poucos Comunistas verdadeiros. Há poucas Luzes-Guias no céu. Mas é em tempos escuros como este onde vemos quem é verdadeiro e quem não é. À medida que nosso movimento cresce, vai ficando mais difícil saber quais corações são verdadeiros. Olhe ao redor. Agora. Essas são as Luzes-Guias. Essas são as que vão nos levar ao futuro. Esses são os que caminham pelo caminho brilhante do comunismo. Não há nada mais belo e glorioso que o comunismo. É um caminho difícil. É uma perigosa e longa marcha. Vamos perder camaradas. Vamos cometer erros. Vão acontecer traições e reviravoltas. Serão tempos difíceis onde nós esperaremos desistir. Nós temos que lembrar que chegaremos ao comunismo, é só uma questão de tempo. A luta pelo comunismo é uma luta prolongada. Pequenos passos e grandes saltos. Não há nada mais criativo, nada mais lindo, mais ousado que lutar pelo comunismo. É uma grande aventura onde nós entramos. Estamos fazendo história. Nós temos que viver pelo comunismo. Não existe objetivo maior.

Saudações Vermelhas!

Siga as Luzes-Guias para o Comunismo!

Viva as Luzes-Guias!

Deixe um comentário