Solidariedade com Cuba contra provocações imperialistas

13 de julho de 2021
portugues.LLCO.org

Devido ao bloqueio ilegal e desumano de 60 anos imposto ao país pelos Estados Unidos, Cuba enfrentou dificuldades indevidas que incluem escassez de alimentos, falta de suprimentos médicos e quedas de energia. E devido à pandemia COVID-19 em curso, está piorando. Uma manifestação relativamente pequena ocorreu em San Antonio de los Baños contra esses efeitos das incapacitantes sanções dos EUA; O presidente Miguel Diaz-Canel imediatamente viajou para lá para cumprimentar os manifestantes e falar com o povo sobre essas queixas.

No entanto, há grupos reacionários e contra-volucionários apoiados pelos EUA que ainda estão muito ativos em Cuba que estão se aproveitando do estado de emergência atual. Mais uma vez, eles estão tentando fomentar o caos e a desordem, ajudando os esforços de mudança do regime imperialista para desestabilizar o país e reverter seus ganhos revolucionários. Enquanto a grande mídia ocidental — em apoio à mais recente tentativa de Revolução Colorida — optou sem surpresas por destacar e amplificar as vozes de reação, milhões de cubanos (que superam em muito os contrarrevolucionários) foram às ruas para mostrar seu apoio e defender a soberania, a independência e o governo de sua nação.

Gostaríamos também de aproveitar este tempo, apesar dos desafios extremos que o país enfrenta, para elogiar Cuba por seu esforço internacionalista em toda a pandemia no envio de seus médicos ao exterior para ajudar na luta contra o COVID-19, bem como no desenvolvimento de vacinas que serão distribuídas aos países pobres.

As sanções são um ato de guerra e equivalem a uma bomba atômica econômica, uma vez que são uma forma de punição coletiva. Eles também podem ser mortais, como visto com as mais de 500.000 crianças iraquianas que foram mortas por sanções dos EUA durante a década de 1990. Afinal, o Departamento de Estado dos EUA declarou explicitamente no passado que o objetivo do bloqueio contra Cuba é “enfraquecer a vida econômica de Cuba”, e “diminuir os salários monetários e reais, para provocar fome, desespero e derrubada do governo”. Assim, é importante estar solidário com Cuba, tomar uma posição de princípio contra o imperialismo e exigir que as sanções sejam levantadas imediatamente.

Tire as mãos de Cuba!

Imagem em destaque: cubanos marchando em defesa da soberania de sua nação, com Diaz-Canel se juntando a eles, em 11 de julho de 2021.

Deixe um comentário