Teorias da Conspiração e Análise de Classe: Operações Secretas Imperialistas no Contexto da Luta de Classes

Imagem: Adolf Hitler reunido com Thomas J. Watson, chefe da IBM e presidente da Câmara de Comércio Internacional, e outros sócios do Conselho da CCI em 1937.

Escrito por Medved Pobedy
17 fevereiro 2019
portugues.LLCO.org

“A burguesia é a contra-revolução. Eles se escondem do povo. Eles organizam conspirações contra-revolucionárias reais contra o povo.” —V. Lenin, “Dezoito de Junho” [1]

Introdução

A burguesia conspira contra a Classe Trabalhadora. Os capitalistas e imperialistas não tornam públicos os planos deles pra sufocar a luta dos trabalhadores ou dominar nações. Pelo contrário, eles dependem de um nível alto de sigilo pra manter o domínio de classe deles sobre os trabalhadores e os pobres.

Do mesmo jeito que há muitos conceitos errados hoje sobre a natureza da Luta de Classes, há também muitos conceitos errados sobre a natureza das conspirações e das operações secretas. Pra libertar a humanidade da sua condição miserável de opressão e exploração pelas mãos da burguesia imperialista, alcançar vitória revolucionária sobre a burguesia, o proletariado tem que entender a verdadeira natureza da Luta de Classes. A Luta de Classes envolve incontáveis operações secretas, incontáveis conspirações, levadas a cabo por agentes de imperialismo, muitas das quais são apontadas diretamente sobre a esquerda e todas elas servindo pra manter ou ampliar a hegemonia imperialista. De verdade, a Luta de Classes é uma Guerra de Classes, e como o famoso estrategista militar Sun Tzu observou, “Toda a guerra é baseada em decepção [no sentido de engano].” [2]

Com o vasto aparato de propaganda corporativa deles, os imperialistas são capazes de manipular a opinião pública tanto nos países exploradores do Norte Global como nos países explorados do Sul Global saturando as mídia com disinformação [3] pra obscurecer as verdadeiras intenções e atividades deles, seus crimes e conspirações. Os imperialistas chegam até mesmo a transformar em ofensa o termo “Teoria da Conspiração” pra enganar as massas. [4] Hoje, na sociedade Ocidental, revelar as mentiras de meios de imperialismo é ser rotulado de “teórico da conspiração.” Isso não é surpreendente, considerando a ambição imperialistaa de prevenir a formação de uma esquerda forte mantendo as massas mal informadas e mal lideradas.

O que é notícia hoje vIra história amanhã. As falsas narrativas geradas pela propaganda imperialista terminam nos livros de ensino de história dos países imperialistas [5], e freqüentemente nos países explorados também. Por isso, muito do proletariado do mundo, tanto na aristocracia laboral do Norte Global como no Proletariado super-explorado do Sul Global, celebra muitas falsas concepções de história que só podem coexistir por um nível alto de dissonância cognitiva – por assim dizer; muitas pessoas têm uma visão de história desconjuntada. fragmentada, que não tem uma sequência lógica dos fatos. Esta falta de conhecimento histórico preciso reflete uma falta de Consciência de Classe revolucionária do proletariado e, claro, é uma parte integrante disso.

Entender as conspirações do capitalismo e do imperialismo é essencial pra derrotá-lo, essencial pra fortalecer o proletariado e a frente unida contra imperialismo. Entender a verdadeira natureza das operações secretas imperialistas é essencial pro proletariado desenvolver a Consciência de Classe necessária para se organizar e levar a revolução com sucesso.

O que é uma Conspiração?

Primeiro, nós devemos ter claro que um “conspiração” é um plano secreto de duas ou mais pessoas pra levar a cabo uma ação ilegal. De acordo com esta definição, existe uma conspiração sempre que duas pessoas planejam roubar uma loja de conveniência, ou roubar um carro, ou fraudam um cartão de crédito etc., sem fazer os planos deles conhecidos pros outros. Na realidade, conspirações são bastante comuns, e as pessoas são processadas todo dia nos tribunais por conspirações pra cometerem vários tipos de crimes. Conspirações políticas levadas a cabo por agências imperialistas de inteligência militar incluem assassinatos, terrorismo de falsa-bandeira, Golpes de Estado, dentre outras coisas. [6] As conspirações criminosas imperialistas continuarão impunes até que a burguesia imperialista seja deposta pela Revolução Global.

A intenção das conspirações políticas é alcançar objetivos políticos específicos, alterar o terreno político existente pelos interesses dos conspiradores. Todas as conspirações políticas servem pra fortalecer uma classe e debilitar outra dentro da Luta de Classes. Conspirações políticas burguesas geralmente servem aos interesses da burguesia, e conspirações políticas revolucionárias geralmente servem os interesses do Proletariado (embora conspirações possam ter reviravoltas, tanto na execução como nos efeitos políticos planejados).

Claro, a maioria dos conspiradores no meio do proletariado não pode gerar grandes quantidades de propaganda para se esconder dos olhos do público, ou manipular funcionários públicos como a policiais e juízes, como os membros da classe dominante conseguem fazer. Ao contrário do proletariado, os criminosos que compõem a classe dominante capitalista mantém posições poderosas dentro várias corporações, governo, e redes de inteligência militar. Eles podem levar a cabo amplas conspirações que envolvem táticas sofisticadas, amplo apoio financeiro, e largas campanhas de propaganda pela mídia corporativa.

Exemplos históricos de Conspirações Contra-revolucionárias

Um exemplo histórico de uma conspiração política contra-revolucionária é a conspiração entre o Chanceler prussiano Bismarck e o Presidente francês Thiers pra suprimir a Comuna de Paris em 1871. Como observou o Karl Marx, “A conspiração da classe governante pra demolir a Revolução por uma guerra civil continuou sob o patronato do invasor estrangeiro… culminou na carnificina de Paris”. [7] Além disso, de acordo com Marx, “Paris Armada era o único obstáculo sério do caminho na conspiração contra-revolucionária”. [8] Infelizmente, os trabalhadores revolucionários de Paris estavam insuficientemente preparados para lidar com a conspiração contra-revolucionária e o assédio assassino que ela precipitou, e a Comuna estava perdida, se afogando no sangue dos trabalhadores.

Outro exemplo de uma conspiração de contra-revolucionária foi a colaboração entre czarista russo General Kornilov e Ministro-chefe do governo Provisório Alexander Kerensky tentando esmagar antecipadamente o Soviete de Petrogrado em 1917 antes que ele pudesse tomar o poder. Como o Lenin mostrou, “…todas as circunstâncias da conspiração de Kornilov… provaram que Kerensky estava envolvido numa extensão muito grande com a questão Kornilov…”[9]

General Lavr Kornilov

A intervenção militar de nações Ocidentais inclusive dos EUA, França, Inglaterra, e outros contra o Estado soviético recém formado na Rússia em 1918 também envolveram uma conspiração: “As ordens deles foram de preparar uma insurreição armada contra a administração soviética local… apoiada por conspiradores contra-revolucionários dos Russos Brancos, os agentes da Inteligência Britânica fizeram as preparações necessárias pra rebelião.” [10]

É óbvio, toda a contra-revolução na Rússia teve uma natureza conspirativa: “… os burgueses liberal-monarquistas russos que, enquanto temiam os ‘excessos’ da política czarista, temiam mais ainda o povo, e então recorreram a uma política de apoio ao czar e, por conseguinte, de conspiração com o czar contra o povo”. [11] Porém, diferente da Comuna de Paris, o Estado soviético revolucionário emergiu vitorioso do ataque contra-revolucionário. Os trabalhadores soviéticos estavam mais adequadamente preparados e melhor organizados que os trabalhadores de Paris, e eles foram capazes de derrotar as forças da contra-revolução apesar de todos os golpes baixos e secretos empregados pelos imperialistas e seus co-conspiradores.

Sempre que a burguesia enfrenta ameaças de revolução, recorre a todos os tipos de atividades conspirativas pra tentar preservar seu domínio. Como Mao falou ao povo chinês em 1950: “O Partido inteiro e nação têm que levantar a vigilância contra atividades conspirativas contra-revolutionárias.” [12] Claro, a burguesia não precisa da ameaça da Revolução pra se ocupar de atividades sombrias; em geral, a aquisição de maior riqueza e poder [por si só] requer segredo, astúcia, e desumanidade.

Mais recentes exemplos de conspirações reacionárias e contra-revolucionárias incluem o assassinato em 1969 do líder de Pantera Negra Fred Hampton nos Estados Unidos junto com as operações da COINTELPRO do FBI contra outros esquerdistas; os vários golpes e assassinatos feitos contra movimentos descolonizantes e revolucionários dos anos ’60 e ’70 na África, América Latina, e Ásia; o incidente do Golfo de Tonkin que levou à escalada militar dos EUA no Vietnã; e a questão Irã-Contra envolvendo amplo apoio dos EUA aos direitistas Contras na Nicarágua…

O propósito deste artigo é não examinar toda operação secreta imperialista pra estabelecer uma narrativa lógica pra cada uma, mas fornecer uma explicação clara do significado dessas operações secretas e teorias de conspiração em relação à Luta de Classes. Os exemplos listados acima devem servir como um ponto de partida pra considerar a amplitude das operações secretas imperialistas e as suas implicações pra Luta de Classes.

Teorias de conspiração

Uma “Teoria de Conspiração” é uma teoria que tenta explicar uma série de eventos como sendo o resultado de uma conspiração. A ciência da Teoria de Conspiração é semelhante à ciência forense no que envolve a busca por evidências que liguem os suspeitos a um crime. Embora toda ciência esteja até certo ponto sujeita à influência política, a Teoria de Conspiração é um dos assuntos mais retorcidos e enigmáticos devido à sua natureza completamente política e às óbvias motivações da burguesia imperialista pra suprimir a verdade sobre seus crimes. Por causa disso, o tema da Teoria da Conspiração é nublado por disinformação —mentiras, omissões, distorções, evidências fabricadas— e guardadas pelo governo, corporações, e campanhas de desinformação da inteligência militar que são bem pagos para enganar o público. Não só há o incentivo pessoal dos conspiradores para suprimir a verdade, mas também há a tendência das pessoas para repetir uma falsa narrativa para proteger seus privilégios de classe e se encaixar nas normas sociais percebidas.

Muitas Teorias de Conspiração, assim chamadas, na verdade, são falsas narrativas—propaganda imperialista pretendendo obscurecer realidade material e confundir quem tenta entendê-las, ao mesmo tempo que os deixa desacreditados nos olhos do público. A retórica de “fake news” que começou a ser emitida pelo aparato de propaganda imperialista em 2017 é uma dessas falsas narrativas que tentam obscurecer a realidade de que as corporações de mídia ocidentais são elas mesmas as principais responsáveis pela geração de “fake news.” [13]

“Teorias” conspiratórias geradas por agentes de desinformação e lunáticos que não fazem nenhum esforço pra se encaixar com as evidências, como qualquer visão de mundo divorciada da realidade material, devem ser desprezadas; porém, essas falsas narrativas não devem ser confundidas com teorias genuínas que provêem uma análise material precisa. Claro, às vezes pessoas honestas cometem erros, e os teóricos da conspiração genuínos podem desenvolver teorias que são muito precisas apesar de um pouco rachadas. Uma teoria de conspiração inexata não necessariamente reflete uma tentativa desejada de enganar; porém, a credibilidade desses que constantemente repetem falsas narrativas entra em dúvida.

Algumas teorias de conspiração podem ser altamente precisas em descrever realidade, enquanto outras podem ser gerados por agentes de desinformação pra, intencionalmente, esconder a realidade, e outras ainda podem ser geradas por pessoas que são bem-intencionadas, contudo, mal informadas e desorientadas. Como acontece com qualquer teoria científica precisa, uma teoria de conspiração precisa descreve realidade material mantendo uma narrativa coerente e senso lógico de todos os fatos disponíveis e evidências relacionadas a uma conspiração, sem contradições ou negativa de certos fatos, e sem confiar em afirmações inverificáveis. Uma valiosa teoria tem poder de prever e explicar.

Materialismo, Lógica, e Evidência

Existem essencialmente duas maneiras de a pessoa abordar o assunto da Teoria de Conspiração: materialismo ou idealismo, lógica ou dogma, ciência ou fé cega. É verdade que os materialistas às vezes podem cometer erros idealistas, e os idealistas às vezes podem seguir algum sentido lógico de um modo limitado. Mas a abordagem básica que a pessoa faz, se materialista ou idealista em seu núclero, significa a diferença entre procurar verdade ou se conformar com fantasia. Claro, a consciência de classe revolucionária necessária pra humanidade se libertar depende da Verdade, em uma avaliação lógica das realidades materiais existentes. Só uma análise científica, materialista, pode dar ao povo uma direção adiante que leve à vitória revolucionária. O sucesso da revolução não só depende de um adequado alinhamento de forças sociais baseado em alianças de classe revolucionárias forjadas entre os elementos radicais e progressivos de sociedade, mas também dum proletariado altamente consciente e bem-organizado que entende a natureza das conspirações contra-revolucionárias que são levadas a cabo contra ele.

Se estamos lidando com Teoria da Conspiração ou Análise de Classe (ou qualquer tipo de ciência sobre esse assunto), o materialismo é da mais extrema importância, e é também a única forma lógica de análise. Teorias da Conspiração são uma maneira de entender eventos históricos específicos de natureza complicada e secreta, enquanto a Análise de Classe marxista é uma maneira de entender o desenvolvimento histórico de estruturas de classe no grande contexto de condições sociais, políticas, econômicas, e culturais [quando se conhece quase tudo delas]. Marxismo e Teoria da Conspiração não se conflituam entre si. Uma Teoria de Conspiração apropriada reforça uma Análise de Classe e vice-versa, já que a intenção da Teoria da Conspiração e Análise de Classe é fornecer uma compreensão precisa de realidade material. Porém, Teorias da Conspiração [sozinhas] não podem dar uma explicação adequada por si só pro desenvolvimento histórico geral de uma sociedade do presente; só uma adequada Análise de Classe marxista baseada em materialismo histórico pode fazer isso.

Teorias da Conspiração inexatas, incluindo aquelas geradas por agentes de desinformação imperialistas e aquelas geradas por pessoas com imaginações ativas e pouca preocupação com evidências, entram no reino de idealismo. Como materialistas, marxistas não apóiam concepções idealistas da história ou dos eventos atuais. Como todos os cientistas genuínos, marxistas usam de evidência pra apoiar suas afirmações e não confiam em convicções [pessoais], superstições, suposições infundadas, noções preconcebidas, boatos, rumores, ou dogma para fazer seus argumentos. Também não confiam em ataques à personalidade, apelos emocionais, chamado de nomes, ou outras artimanhas infantis. Marxistas fazem abordagens críticas, analíticas, pra dissecar a realidade material procurando pelo processo de desenvolvimento histórico de um fenômeno particular e examinando as forças e condições materiais que incluem seu desenvolvimento e são base de sua existência. Conspirações e operações secretas, como todos os fenômenos materiais, têm cada uma um processo de desenvolvimento histórico que pode ser estudado a depender de quantos fatos e evidência estão disponíveis.

Ferramentas de Decepção

A maioria das pessoas agora é completamente inconsciente do nível de sofisticação da propaganda de imperialista e suas operações secretas. Isso tem que mudar se o proletariado quiser se livrar de suas correntes.
Operações secretas são altamente segmentadas —individuos envolvidos em tais atividades sabem dos seus superiores apenas o que eles precisam saber pra realizar os objetivos [14]— o que permite o planejamento e execução secretos de operações grandes e sofisticadas pelos imperialistas. Eles usam de uma abordagem estilo cenoura-e-vara pra controlar as massas, oferecem dinheiro a quem se vende por aí como cúmplice do império [15], e prejudicam ou ameaçam quem se opõe ao império. Aqueles que se envolvem em operações secretas imperialistas geralmente são muito bem pagos por seu trabalho, mas podem enfrentar assassinato, prisão, ou coisa pior se divulgarem informações sobre estas atividades secretas. [16]

Os imperialistas usam métodos sofisticados pra atacar sorrateiramente indivíduos ou grupos. Há incontáveis maneiras de os imperialistas assassinarem um indivíduo e encobrirem o crime —suicídio, acidente, ou overdose de droga são freqüentemente usados como uma conveniente narrativa oficial. Distribuídas secretamente por agentes do imperialismo, drogas são usadas pra prejudicar ativistas e grupos de ativistas, e até mesmo incapacitar populações inteiras [como a Coroa Britânica fez por muito tempo embriagando o povo chinês com ópio]. Agentes provocadores se infiltram em grupos políticos pra espionar, criar caos e discórdia entre os membros, criar divisão ideológica, incitar atividade perigosa ou ilegal, ou causar neles dano psicológico ou físico. [17] Os imperialistas pagam manifestantes pra se reunir nas ruas com reacionários e mensagens pró-imperialistas, fornecendo assim imagens convenientes pras corporações de mídia manipularem a opinião pública. [18] Eles manipulam vários grupos um contra o outro, empregam regularmente táticas de dividir-e-conquistar contra seus inimigos, contra outras nações, contra o proletariado. [19] Terrorismo é uma ferramenta usada com frequência pelos imperialistas, às vezes em forma de invasão e ocupação militar ou bombardeio aéreo, ou também em forma de ataques terroristas de bandeira falsa pra culpar os outros, ou ainda atraves de guerra por Procuração, com uso de exércitos terroristas ou esquadrões de morte mercenários. [20] Os imperialistas também se encarregam de envenenamento por substâncias químicas, radiológicas e biológicas de indivíduos e grupos. Às vezes eles testam armas secretas novas em pessoas que nem desconfiam. [21] Todas essas atividades abomináveis são planejadas em segredo e levadas a cabo pelos interesses da burguesia imperialista, contra os interesses da Classe Trabalhadora.

Sobre a propaganda imperialista, como a burguesia imperialista possui todas as principais fontes de notícias do Ocidente, fica muito fácil pra eles coordenar e controlar a narrativa que o grande público recebe. Já dizia Lênin,

“Liberdade de imprensa e assembléia na democracia burguesa são liberdade pros ricos conspirar contra a classe trabalhadora, liberdade pros capitalistas subornarem e comprarem a imprensa. Eu expliquei isso tanto em artigos de jornal que eu já não tenho nenhum prazer em ficar repetindo.” [22]

Hoje, a máquina de propaganda imperialista se desenvolveu num aparato massivo e sofisticado no qual corporações de mídia, empresas de relações públicas, e agências de inteligência trabalham para gerar em conjunto uma rede permanente de mentiras e desinformação. [23] Agências de inteligência militar imperialista levam a cabo operações secretas regularmente contra regimes e organizações que são contrários ao imperialismo enquanto as corporações da mídia retorcem as narrativas pra culpar os grupos opositores. [24] Transmissões da mídia imperialista insultam e culpam as vítimas do imperialismo, ao mesmo tempo que preparam narrativas absurdas para tentar justificar os crimes do imperialismo. [25]

Os imperialistas usam de incontáveis métodos de desinformação e decepção dentro da propaganda deles pra manipular a opinião pública sobre suas operações secretas, usando o que tem de mais moderno em Psicologia e Psicologia de Massas pra atingir seus objetivos. A propaganda imperialista faz uso de técnicas de marketing corporativo e relações públicas como também de inteligência militar, como Guerra Psicológica e Técnicas de Modificação de comportamento, áreas de ciência que já se sobrepõem até certo ponto. Pela propaganda, os imperialistas criam ideologias estruturadas dentro das mentes das massas, permitindo assim um controle social intenso. [26] A doutrinação ideológica que os imperialistas fazem nas mentes das massas são resistentes aos fatos e à lógica, e são reforçadas. Os indivíduos que regularmente consomem propaganda imperialista e aceitam sua mensagem sem criticar se tornam papagaios daa desinformação de imperialista. [27] O condicionamento cultural e psicológico que toma lugar por causa dos imperialistas e seus papagaios são extremamente prejudiciais pra Classe Trabalhadora, e tudo isso serve pra suprimir o desenvolvimento de uma Consciência de Classe Proletária Revolucionária.

A propaganda imperialista é desenhada pra manipular as emoções do povo pra fins políticos. [28] É projetada pra manipular o povo com base nos conceitos deles sobre o Mundo, sobre política. [29] Essa propaganda usa de “gerenciamento de percepção” pra abordar assuntos políticos de modo que engana, que leva as pessoas a apoiar o imperialismo. [30] Isso inclui a normalização de técnicas em larga escala pra reforçar tendências culturais e políticas dominantes, narrativas e valores que servem aos interesses da burguesia imperialista. [31] Eles usam técnicas de condição-resposta pra condicionar as pessoas a reagir de determinado modo a certos tipos de fenômenos políticos, certas mensagens. [32] Também usam tecnicas de indução hipnótica [33] pra deixar seus espectadores mais suscetíveis à persuasão e manipulação subconsciente. O uso de mensagens subliminares é intenso ao longo da propaganda imperialista [34], inclusive com uso de mensagens subliminares sexuais. [35]

Os imperialistas freqüentemente constroem campanhas de desinformação complexas[36], multinível, pra encobrir suas operações secretas, conduzindo a muitas conclusões falsas pra investigadores ingênuos destes fenômenos. A propaganda imperialista promove falsas narrativas para justificar seus crimes e agressões regularmente. [37] Essas narrativas são repetidas por toda a grande mídia, inclusive filmes de Hollywood e televisão, como também redes de mídias sociais como Facebook. Ao tentar obscurecer a realidade dos ataques terroristas de falsa bandeira, dentre outras operações secretas, a propaganda imperialista às vezes cria pistas falsas pra desviar atenção de fatos reais, significantes, que poderiam jogar alguma luz sobre o crime. [38] Falsas subconspirações são um jeito conveniente de tirar atenção de assuntos importantes e reforçar falsas narrativas. [39] A propaganda Imperialista às vezes promove até teorias de “hangout limitado”, narrativas que reconhecem alguns fatos e até mesmo algum nível de culpa por parte dos conspiradores enquanto obscurecem ou evitam os fatos mais importantes e incriminadores. [40]

Os imperialistas freqüentemente se apoiam em evidências plantadas [41] e testemunhas plantadas [42] pra encobrir seus crimes e operações cobertas. “Atores de crise,” pessoas que agem como vítimas ou testemunhas de eventos traumáticos organizados como tiroteios ou bombardeios, são usadas às vezes pra promover falsas narrativas por toda a mídia corporativa (como com a organização dos Capacetes Brancos na Síria). [43] O aparato de propaganda imperialista também faz uso de imagens geradas em computador com fundo verde [44] [45] produzir vídeos falsos de aparência muito realística. A complexidade da propaganda imperialista aumenta junto com os novos avanços em ciência e tecnologia, algo que deve ser levado em conta ao analisar decepções e operações secretas imperialistas.

Esse tipo de propaganda freqüentemente usa do medo pra levar sua audiência a adotar uma certa posição política, como apoiar uma preparação de guerra. [46] Eles fazem uso regular de sentimentalismo evitar que o povo examine com mais profundidade as questões que estão por de baixo das narrativas fabricadas que a grande mídia apresenta. A propaganda imperialista faz forte uso de associações entre palavras, imagens, sons e idéias pra manipular as emoções e comportamentos de sua audiência. [47] Os inimigos do imperialismo constantemente são associados com idéias negativas por toda propaganda imperialista, da mesma maneira que mensagens radicais e revolucionárias são associadas com idéias negativas. Palavras-gatilho são amplamente empregadas pra manipulat emocionalmente o povo [48] com a finalidade de influenciar suas ideologias políticas. Conectando certos fatos com idéias e emoções negativas, os imperialistas conseguem guiar as pessoas pra longe de entender a realidade de suas operações secretas e a realidade da Luta de Classe.

Às vezes os imperialistas espalham desinformação na forma de falsas “teorias” de conspiração pra fazer parecer que são todo-poderosos e invencíveis, dando pra eles mesmos crédito pra eventos nos quais eles não tiveram nenhuma participação, gerando assim histórias elaboradas e terríveis de controle total e onipresença. [49] Esses tipos de falsas narrativas servem pra confundir as massas e gerar sentimentos de opressiva falta de poder, desesperança, derrota e desespero naqueles que investigarem esses assuntos.

Agentes da propaganda imperialista freqüentemente constroem argumentos-espantalho pra fazer um espetáculo de “refutação” de Teorias da Conspiração que são, na realidade, exposição precisa de operações secretas imperialistas. É um truque barato, mas efetivo pra transformar em estúpida e estranha uma Teoria de Conspiração e seus defensores em teimosos irracionais. [50] Investigadores genuínos devem evitar truques de “culpa por associação” usados pelos imperialistas; em vez disso, devem se apoiar em evidência e análise cuidadosa antes de chegar a conclusões sobre narrativas sombrias e disputadas.

A propaganda imperialista transforma em vilões aqueles que ousam olhar mais fundo, e faz isso denunciando seus opositores por uma ‘falta de patriotismo, de lealdade, de honestidade, de sanidade, integridade moral’, etc. Ao longo da propaganda imperialista, são os Teóricos da Conspiração e pintados como paranóicos, insanos, até mesmo perigosos. [51] Comunistas, antiimperialistas e outros radicais políticos recebem tratamento semelhante. [52] Imperialistas não querem que o Proletariado entenda como o sistema de capitalista-imperialista opera ou como as pessoas do Proletariado podem se organizar pra acabar com a própria opressão. Os imperialistas tentam suprimir a voz de todos que buscam trazer pro Mundo uma consciência mais avançada. Quem mostra os crimes de capitalismo e do imperialismo é marginalizado e silenciado.

Semeando a desunião

Nos Estados Unidos, e em outro lugar, há uma divisão forte entre os movimentos de “justiça social” e os movimentos “verdadeiros”. Isso não é nenhum acidente; os imperialistas projetaram a propaganda deles (tanto na mídia principal como na “alternativa”) pra dividir os ativistas nessas duas categorias e manter a exclusão mútua entre eles o máximo possível, usando freqüentemente de “porteiros” (agentes que agem como autoridades políticas, com protocolos definidos e assuntos pra discussão) que ajudam a realizar essa tarefa. [53] Esses porteiros geralmente levam os liberais e esquerdistas pra longe de examinar operações secretas patrocinadas pelo imperialismo [54] enquanto reforçam sentimentos reacionários, nacionalistas e pró-capitalistas entre audiências conservadoras. [55] Os imperialistas fazem isso para manter aqueles com tendência liberal e esquerdistas ingênuos e desavisado da verdadeira natureza dsa operações secretas imperialists, desavisados de como as massas estão sendo manipuladas, enquanto levam aqueles que poderiam ter uma compreensão limitada ddessas atividades secretas longe de assuntos mais amplos de caráter de classe e justiça social. Além de tudo isso, é claro, os imperialistas constantemente reforçam uma mentalidade completamente reacionária, burguesa, reformista, anti-marxista entre liberais e conservadores pra manter eles longe de qualquer consideração sobre organização revolucionária.

Por causa, em grande parte, da propaganda imperialista e da manipulação secreta de vários grupos políticos por táticas estilo COINTELPRO,[56] uma situação existe agora nos Estados Unidos em que a auto-proclamada “esquerda” está preocupada principalmente com políticas de identidade, modas de gênero, e slogans vazios ,[57] enquanto o reino das Teorias da Conspiração geralmente é considerado território de “libertários” de direita [58], cuja preocupações principal é manter a propriedade privada e outros privilégios de classe deles. Tanto a “esquerda” liberal como a direita “conservadora” estão completamente imersas em individualismo burguês, totalmente divorciadas de qualquer noção de unidade proletária ou organização revolucionária—uma situação que permite aos imperialistas seguir com a agenda deles sem nenhuma preocupação com qualquer oposição doméstica anti-capitalista ou anti-imperialista significante.

Como mostrou o autor Michael Parenti,

“… O que você está vendo na esquerda ultimamente é um debate no qual as pessoas estão dizendo, ‘não devemos olhar pra conspiração, nós temos que olhar para os sistemas institucionais maiores.’ Isso é um argumento que é feito por Alexander Cockburn, Noam Chomsky, Fatia Berlet, e qualquer número das pessoas, e eu penso que é um argumento incorreto… não é conspiração ou poder de classe, é conspiração e poder de classe.” [59]

Essa tendência entre personalidades políticas ostensivamente “esquerdistas”, amplamente respeitadas, de evitar o exame de possíveis operações secretas imperialists leva muitos da esquerda a ridicularizar e rejeitar teorias sobre tais operações sem investigar completamente as realidades materiais. Isso faz um grande desserviço pro Proletariado e pra Revolução. O resultado são confusão, sectarismo, e divisão no meio do Proletariado, o que impede o desenvolvimento de uma Consciência Proletária Revolucionária [tanto na América como nos movimentos de esquerda pelo Mundo que se inspiram em americanos].

Analisando Operações Secretas

A pessoa deve ser cautelosa analisando eventos onde há suspeitas de manipulações secretas imperialistas. Espalhar mentiras imperialistas, mesmo sem saber, só serve pra fortalecer o imperialismo. Por causa da natureza das operações secretas imperialistas e da propaganda imperialista feita pra obscurecer essas operações, fica fácil chegar a conclusões incompletas sem considerar todos os fatos, evidências e argumentos escondidos do público, mas que explicam tais eventos completamente. É muito fácil entrar na armadilha de aceitar uma simples narrativa quebrada que parece fazer sentido à primeira vista, mas que não explica fatos importantes quando vista mais a fundo. É muito fácil rejeitar, por de preguiça ou frustração, os argumentos abafados por algum teórico da conspiração que fazem a evidência disponível ter sentido.

É necessário considerar as várias formas de como evidências podem ser fabricadas ou manipulas ao tentar estabelecer uma compreensão precisa de operações secretas imperialistas. É necessário considerar as formas nas que a mídia de imperialista e agências de inteligência manipulam psicologicamente as massas. Claro, a pessoa sempre deve começar uma investigação se perguntando, “cui bono (quem se beneficia)”? Essa pergunta não deveria ser feita apenas sobre indivíduos, mas sobre classes sociais. Um dos maiores indicadores de um operação secreta imperialista é quando as corporações de mídia parecem estar evitando discussão de certos fatos ou evidências enquanto levam a cabo uma campanha ofensiva contra quem está fazendo perguntas honestas ou tenta estabelecer uma narrativa lógica, coerente, de um evento. Esse tipo de comportamento, esta evitação de assuntos fundamentais, deve despertar suspeitas entre qualquer um que está genuinamente interessado na verdade.

Às vezes, por causa da natureza de operações secretas, a informação disponível é inadequada pra determinar a verdadeira narrativa de um evento. Outras vezes, a verdade também é tão óbvia -‘escondida’ à luz do dia[60]— mas obscurecida por desinformação. Em todo caso, cientistas reais têm que permanecer honestos sobre o que é conhecido e o que é desconhecido; caso contrário, eles não são os cientistas mas dogmáticos. É um erro fazer afirmações de veracidade sem evidência apropriada. Esse é um erro comum que verdadeiros esquerdistas e revolucionários devem evitar. Também é um engano rejeitar alguma coisa só porque soa estranha ou improvável ao ouvir falar pela primeira vez, como as operações secretas imperialistas, que podem assumir freqüentemente um caráter extremamente estranho, abominável, devido às táticas imperialistas de decepção e a depravação extraordinária. É impossível entender as operações secretas imperialistas sem paciência e uma avaliação cuidadosa dos fatos. Como sempre, é necessário examinar a interação das forças de classe por dentro e ao redor de um evento pra entender seu significado completamente dentro da Luta de Classes e suas implicações políticas.

É importante sempre se apoiar no princípio de “Sem estudo, sem direito a falar.” [61] Aqueles que dizem ter a narrativa correta enquanto demonstram falta de investigação são culpados de erros idealistas, e de contribuir pra uma cultura de individualismo e egoísmo burguês, uma cultura de estupidez e opressão, uma cultura de dogmatismo e anti-ciência. Eles enganam o Proletariado pela falta de análise precisa deles mesmos. Verdadeiros revolucionários devem evitar cometer esses erros, porque verdadeiros revolucionários são marxistas, e marxistas são materialistas.

Conclusão

“… [A] ditadura da burguesia é uma ditadura secreta, escondido, de bastidores, e precisa de uma camuflagem plausível pra enganar as massas… Disso segue que nossos ditadores burgueses se esforçarão para resolver os problemas mais vitais do país, a questão de guerra e paz, por exemplo, por trás das costas das massas, sem as massas, por meios de conspiração contra as massas.” —J.V. Stalin, “Um Governo de Ditadura Burguesa”[62]

Os capitalistas e imperialistas não fazem todos os planos deles transparentes pras massas; pelo contrário, eles decidem política em segredo, longe das massas, porque estão contra os interesses das massas. Toda reunião corporativa é uma conspiração contra os trabalhadores, uma conspiração pra explorar eles. Todo centro de planejamento militar imperialista é uma conspiração contra os pobres globais, contra as nações exploradas. As corporações e as agências militares e de inteligência imperialistas existem pra servir aos interesses da burguesia de imperialista, e eles colaboram freqüentemente levando a cabo operações secretas de natureza criminal. Os imperialistas são altamente organizados e altamente sofisticados no uso de propaganda e operações secretas deles contra o Proletariado. Rejeitar categoricamente todas as teorias de conspiração como tolice lunática é negar com estupidez a existência de conspirações reais que acontecem ao longo da história, e que muitos marxistas examinaram, como fez o próprio Marx.

A responsabilidade pelos crimes imperialistas é dos imperialistas e seus agentes e apoiadores. Aqueles que repetem as mentiras do imperialismo têm um nível de responsabilidade por esses crimes. Uma coisa é cometer um erro acreditando numa mentira; mas outra totalmente diferente é ficar repetindo consistentemente as mentiras de famosos mentirosos. Como diz o ditado, “me engane uma vez, a vergonha é sua; me engane duas vezes, a vergonha é minha.” Os capitalistas e imperialistas já provaram que eles são mentirosos, assassinos, e ladrões muito além de qualquer dúvida, contudo muitos no meio do Proletariado (e nos países imperialistas, uma maioria opressiva) continuam repetindo as mentiras deles como verdade. Isto é inaceitável.

Pra que o Proletariado se liberte, tem que desenvolver uma consciência das mentiras, decepções, e esquemas da burguesia imperialista. A degeneração moral e intelectual das massas nos países burgueses permite à burguesia de imperialista a continuar levando a cabo seus crimes contra a humanidade e a Terra. É contra os interesses dos trabalhadores super-explorados nos países pobres adotar esse tipo dementalidade degenerada, apesar de muitos estarem fazendo isso por causa da exportação de cultura burguesa, que vem do imperialismo. [63]

Comunistas Luzes-Guiadoras têm que fazer o seu melhor pra conduzir o desenvolvimento de uma cultura de inteligência, de pensamento analítico, de modéstia, integridade, e trabalho duro, uma Nova CulturaRevolucionária pra substituir a cultura burguesa. Desenvolver uma compreensão apropriada da manipulação imperialista e suas fraudes é uma parte necessária do desenvolvimento dessa Nova Cultura. A Nova Cultura fornecerá os valores básicos e hábitos sociais de um Novo Poder, uma organização socialista de sociedade que o Proletariado tem que construir pra substituir a velha sociedade burguesa. Entender e ensinar a verdade sobre as operações secretas imperialistas no contexto da Luta de Classes ajudara o Proletariado Global a desenvolver a consciência revolucionária necessária para alcançar vitória, e construir um socialismo duradouro.

Truth word behind lies. Discovering the truth concepts.

Deixem a Verdade nos guiar, camaradas! Avante!

Escrito por Medved Pobedy
Traduzido pro português por Rivaldo Cardoso Melo

Notas

  1. Vladimir Lenin. “The Eighteenth of June,” Collected Works, Vol. 25. Online: https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1917/jul/03.htm
  2. Sun Tzu. The Art of War, Ch. 1: “Laying Plans.” Online: http://www.literatureproject.com/art-of-war/1-art-war.htm
  3. Madsen, Wayne. “The Major Purveyor of ‘Fake News’ is the CIA-Corporate Complex.” Strategic Culture, 28 Nov. 2016. Online: https://www.strategic-culture.org/news/2016/11/28/major-purveyor-fake-news-cia-corporate-complex.html
  4. Tracy, James F. “CIA Document 1035-960: Foundation of a Weaponized Term.” Memory Hole, 20 Jan. 2013. Online: http://memoryholeblog.com/2013/01/20/cia-document-1035-960-foundation-of-a-weaponized-term/
  5. Cunningham, Finian. “Ukraine, Korea, Syria, Iran… Falsifying History is Uncle Sam’s Way to War.” Strategic Culture, 22 Apr. 2017. Online: https://www.strategic-culture.org/news/2017/04/22/ukraine-korea-syria-iran-falsifying-history-uncle-sam-way-war.html
  6. “5 Confirmed False Flag Operations and How to Spot Them in the Future.” Anti-Media, 14 July 2015. Online: http://theantimedia.org/5-confirmed-false-flag-operations/
  7. Karl Marx. The Civil War in France. International Publishers, New York, 1968, p. 79. Online: https://www.marxists.org/archive/marx/works/1871/civil-war-france/ch06.htm
  8. Marx, The Civil War, p. 46. Online: https://www.marxists.org/archive/marx/works/1871/civil-war-france/ch04.htm
  9. Vladimir Lenin. Collected Works. Progress Publishers, Moscow, Volume 26, 1972, pp. 145-148. Online: https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1917/oct/07.htm
  10. Sayers, Michael and Kahn, Alfred. The Great Conspiracy Against Russia. Boni & Gaer, New York, 1946, p. 28. Online: https://archive.org/details/HIST3750GreatConspiracyAgainstRussia
  11. Joseph Stalin. History of the Communist Party of the Soviet Union (Bolsheviks), Ch. 12. International Publishers, 1939, p. 334. Online: https://www.marxists.org/reference/archive/stalin/works/1939/x01/ch12.htm
  12. Mao Tse-tung. “Fight for a Fundamental Turn for the Better in the Nation’s Financial and Economic Situation,” Collected Works, Vol. 5, p. 31. Online: https://www.marxists.org/reference/archive/mao/selected-works/volume-5/mswv5_06.htm
  13. Chossudovsky, Michel. “Who is Behind ‘Fake News’? Mainstream Media Use Fake Videos and Images.” Global Research, 26 January 2018. Online: https://www.globalresearch.ca/who-is-behind-fake-news-mainstream-media-use-fake-videos-and-images/5557580
  14. “Compartmentalization (information security).” Military Wiki. Online: http://military.wikia.com/wiki/Compartmentalization_(information_security)
  15. Buesing, Summer. “10 Of The Highest Earning News Anchors.” TheRichest. Online: https://www.therichest.com/rich-list/nation/10-of-the-highest-earning-news-anchors/
  16. Blum, William. Killing Hope: U.S. Military and CIA Interventions Since World War II. Common Courage Press, 1995. Print.
  17. Potash, John. Drugs as Weapons Against Us. TrineDay, 2014. Print.
  18. Richardson, Valerie. “Democratic Heads Roll After Video Shows Agitators Planted at Trump Rallies.” The Washington Times, 18 Oct. 2016. Online: https://www.washingtontimes.com/news/2016/oct/18/undercover-video-shows-democrats-saying-they-hire-/
  19. Ahmed, Nafeez. “The Pentagon Plan to ‘Divide and Rule’ the Muslim World.” Middle East Eye, 3 Apr. 2015. Online: http://www.middleeasteye.net/columns/pentagon-plan-divide-and-rule-muslim-world-1690265165
  20. Blum, Killing Hope.
  21. Wabash, Robert. “The 13 Most Evil US Government Human Experiments.” War Is Crime, 8 Aug. 2012. Online: http://wariscrime.com/new/the-13-most-evil-us-government-human-experiments/
  22. Vladimir Lenin. “Letter to the British Workers,” Collected Works, Vol. 31. Progress Publishers, Moscow, 1965, p. 142. Online: https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1920/may/30.htm
  23. Constantine, Alex. “Tales from the Crypt: The Depraved Spies and Moguls of the CIA’s Operation MOCKINGBIRD.” Constantine Report, 5 Feb. 2010. Online: http://www.constantinereport.com/tales-from-the-crypt-the-depraved-spies-and-moguls-of-the-cias-operation-mockingbird/
  24. Tanner, Judy. “We Need Another Chilcot Inquiry – This Time Into Syria.” Activist Post, 25 Jan. 2018. Online: https://www.activistpost.com/2018/01/we-need-another-chilcot-inquiry-this-time-into-syria.html
  25. Parenti, Michael. “Imperialism 101.” Against Empire. San Francisco: City Lights, 1995. Print. Available online at: http://www.michaelparenti.org/Imperialism101.html
  26. Martinson, Sue Ann. “Psychological Warfare.” Reader Supported News, 5 Dec. 2016. Online: https://readersupportednews.org/pm-section/21-21/40638-psychological-warfare
  27. Dreyfuss, Emily. “Want to Make a Lie Seem True? Say It Again. And Again. And Again.” Wired, 11 Feb. 2017. Online: https://www.wired.com/2017/02/dont-believe-lies-just-people-repeat/
  28. Watkins, Tate. “Kony 2012’s Old-Fashioned War Propaganda.” Reason, 14 Mar. 2012. Online: http://reason.com/archives/2012/03/14/kony-2012s-old-fashioned-war-propaganda
  29. Sudborough, Gary. “Unfounded Assumptions, Elections and Propaganda.” Indybay, 8 Dec. 2004. Online: https://www.indybay.org/newsitems/2004/12/08/17088331.php
  30. Molander , Roger C., Andrew S. Riddile, and Peter A. Wilson. “Strategic Information Warfare: A New Face of War.” RAND Corporation, 1996. Online: https://www.rand.org/pubs/monograph_reports/MR661/index2.html
  31. Young, Judith H. “Psychological Control: States of Mental Disempowerment Part II: Deconstructing the Power of the Global Elite.” Global Research, 25 Oct. 2008. Online: http://www.globalresearch.ca/psychological-control-states-of-mental-disempowerment
  32. Bernays, Edward. Propaganda. 1928. Online: http://www.historyisaweapon.org/defcon1/bernprop.html
  33. Kennedy, Candice. “L.A. Businesses Attract New Customers with Hypnotic Marketing Techniques.” Newswire, 11 April 2014. Online: https://newswire.net/newsroom/pr/00081251-l-a-businesses-attract-new-customers-with-hypnotic-marketing-techniques.html
  34. Rossen, Jake. “7 Sneaky Subliminal Messages Hidden in Ads.” Mental Floss, 12 Aug. 2015. Online: http://mentalfloss.com/article/67223/7-sneaky-subliminal-messages-hidden-ads
  35. Arnett, Marissa. “Examples of Subliminal Messages.” Sexual Subliminal Messages in Advertising, 28 Apr. 2015. Online: https://subliminalmedia.wordpress.com/2015/04/28/examples-of-subliminal-messages/
  36. Safire, William. “The Farewell Dossier.” New York Times, 2 Feb. 2004. Online: https://www.nytimes.com/2004/02/02/opinion/the-farewell-dossier.html
  37. Parry, Robert. “The New York Times Revamps Its False Ukraine Narrative.” Consortium News, 26 June 2014. Online: https://consortiumnews.com/2014/06/26/nyt-revamps-its-false-ukraine-narrative/
  38. Curtin, Edward. “The Blatant Conspiracy behind Senator Robert F. Kennedy’s Assassination.” 5 June, 2018, Dissident Voice. Online: https://dissidentvoice.org/2018/06/the-blatant-conspiracy-behind-senator-robert-f-kennedys-assassination/
  39. Morgan, Rowland. “Barbara Olson’s Call from Flight 77 Never Happened.” Aldeilis.net, 2 Dec. 2004. Online: https://aldeilis.net/english/barbara-olsons-call-from-flight-77-never-happened/
  40. “Selective Leaks Of The #PanamaPapers Create Huge Blackmail Potential.” Moon of Alabama, 4 Apr. 2016. Online: https://www.moonofalabama.org/2016/04/selected-leak-of-the-panamapapers-creates-huge-blackmail-potential.html
  41. “There Are Now So Many Admissions by Government Officials of False Flag Terror that Only the Willfully Ignorant Still Doubt the Reality of the Concept.” Washington’s Blog, 17 Dec. 2017. Online: http://washingtonsblog.com/2017/12/70416.html
  42. Cohen, Mitchel. “How Bush Sr. Sold the Gulf War.” Counterpunch, 28 Dec. 2002. Online: https://www.counterpunch.org/2002/12/28/how-bush-sr-sold-the-gulf-war/
  43. Unruhe, Jason. “Crisis Actors Exposed in Syria for US Imperialism.” Maoist Rebel News, 5 Nov. 2016. Online: https://www.youtube.com/watch?v=Fe7GzncqH4k
  44. “Mediafail: Anchors Fake It With a Greenscreen.” Boston Herald, 6 Dec. 2013. Online: https://www.youtube.com/watch?v=7efMCb-uJzs
  45. Winsor, Ben. “Discovery Is Becoming More And More Ridiculous With Its Fake Documentaries.” Business Insider, 18 Sept. 2014. Online: https://www.businessinsider.com/discovery-channels-fake-documentaries-2014-9
  46. “Bush: Don’t Wait for Mushroom Cloud.” Speech by George W. Bush, 7 Oct. 2002. Transcript on CNN, posted 8 Oct. 2002. Online: http://edition.cnn.com/2002/ALLPOLITICS/10/07/bush.transcript/
  47. “Propaganda and Its Techniques.” Mind Over Media, 2015. Online: http://propaganda.mediaeducationlab.com/techniques/
  48. Jacobson, Ben. “How To Leverage Emotional Trigger Words in Content Marketing.” Lean Labs, 17 Sept. 2014. Online: https://www.lean-labs.com/blog/leverage-emotional-trigger-words-content-marketing
  49. “12 Million Americans Believe Reptilians Are Running U.S. Government.” Science Vibe, 6 July 2017. Online: http://sciencevibe.com/2017/07/06/alien-conspiracy-reptilians-are-running-u-s-governmentheres-how-to-spot-them/
  50. Sweeney, Michael H. “Twenty-Five Ways To Suppress Truth: The Rules of Disinformation.” Exit Support Network, June 2001. Online: http://www.exitsupportnetwork.com/artcls/mindctrl/disinfo.htm
  51. Sweeney, “Twenty-Five Ways…”
  52. Anderson, Tim. “War and the Myth of ‘Neutral’ Reporting.” American Herald Tribune, 5 Nov. 2018. Online: https://ahtribune.com/culture-media/2596-war-myth-of-neutral-reporting.html
  53. Bramhall, Stuart Jeanne. “Does the CIA Fund Both the Right and the Left?” OpEdNews, 16 April 2011. Online: https://www.opednews.com/articles/1/Does-the-CIA-Fund-Both-the-by-Dr-Stuart-Jeanne-B-110416-54.html
  54. “Noam Chomsky Slams 9/11 Truthers.” RT, 26 Nov. 2013. Online: https://www.rt.com/usa/noam-chomsky-911-truthers-342/
  55. Higdon, Nolan. “Disinfo Wars: Alex Jones’ War on Your Mind.” Project Censored, 26 Sept. 2013. Online: https://www.projectcensored.org/disinfo-wars-alex-jones-war-mind/
  56. See also: Marcotte, Amanda. “The Conspiracy Convention: Alex Jones and the Fringe Right Get Their Cleveland Spotlight.” Salon, 19 July 2019. Online: https://www.salon.com/2016/07/19/the_conspiracy_convention_alex_jones_and_the_fringe_right_get_their_cleveland_spotlight/
  57. Higdon, “Disinfo Wars…”
  58. Murphy, Meghan. “#WeAreTheLeft: The Day Identity Politics Killed Identity Politics.” Feminist Current, 14, July 2014. Online: http://www.feministcurrent.com/2016/07/14/day-identity-politics-killed-identity-politics/
  59. Marcotte, Amanda. “How Right Wing Conspiracy Theories Grow: Mainstream Pundits Give Them Power.” Salon, 1 Mar. 2018. Online: https://www.salon.com/2018/03/01/how-right-wing-conspiracy-theories-grow-mainstream-pundits-give-them-power/
  60. Parenti, Michael. “Conspiracy and Class Power.” Speech given in 1993. Online: https://archive.org/details/MichaelParentiConspiracyANDClass
  61. “Quoted: Anderson Cooper On His CIA Internship.” Washington Post, 20 Oct. 2013. Online: https://www.washingtonpost.com/news/reliable-source/wp/2013/10/20/quoted-anderson-cooper-on-his-cia-internship
  62. Mao Tse-tung. “Oppose Book Worship,” Selected Works of Mao Tse-tung. Vol. 6. Online: https://www.marxists.org/reference/archive/mao/selected-works/volume-6/mswv6_11.htm
  63. Joseph Stalin, “A Government of Bourgeois Dictatorship,” Works, Vol. 3, pp. 333-334. Online: https://www.marxists.org/reference/archive/stalin/works/1917/09/27.htm
  64. Petras, James. “Cultural Imperialism in the Late 20th Century.” Global Policy Forum, Feb. 2000. Online: https://www.globalpolicy.org/component/content/article/154/25597.html

Deixe um comentário