Americanos, Primeiro Mundistas desperdiçam comida, Terceiro Mundistas famintos

supermarket-aisle-1-300x198Americanos, Primeiro Mundistas desperdiçam comida, Terceiro Mundistas famintos

(portugues.llco.org)

Karl Marx descreveu o proletariado como despossuído, como ganhando só o suficiente para sobreviver ao próximo dia, e não tendo nada a perder a não ser suas cadeias. Entretanto, isto dificilmente poderia descrever os americanos, ou a classe operária do Primeiro Mundo. A classe operária do Primeiro Mundo não tem cadeias para perder, agora, o que eles poderiam perder sob o socialismo é seu estilo decadente de vida. Agora esta decadência é mais aparente do que na comida que os americanos e primeiro mundistas descartam todo ano.

Os americanos estão jogando fora em torno de 75 bilhões de dólares em comida a cada ano. (1) em outras palavras, os americanos desperdiçam comida mais do que o produto interno bruto (PIB) da Albânia, Nepal, Camboja, Afeganistão, Nicarágua, Moçambique, Laos e Níger juntos. (2) Entre 14 e 15 por cento de toda a comida boa é descartada, intocada ou fechada. Estas são as contas de 43 bilhões de dólares em comida descartada pelas famílias americanas por si só. Chocantes 40 a 50 por cento de todo o alimento pronto para a colheita nos EUA nunca é comido.  (3) Além disso, os Estados Unidos gastou cerca de um bilhão de dólares apenas para eliminar sua comida jogada fora. (4)

Os Estados Unidos não é a única sociedade extravagante. Outros países do Primeiro Mundo têm comportamentos similares. O povo da Grã-Bretanha jogou fora um terço de toda a comida que compraram. Na Suécia as famílias com crianças pequenas jogam fora em torno de um quarto de seus alimentos. (5)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a fome é a maior ameaça para a saúde pública. A fome é o grande fator contribuinte para a mortalidade infantil, sendo presente na metade de todos os casos. A fome geralmente afeta mais de um bilhão de pessoas, uma em cada seis pessoas no mundo. As pessoas famintas residem quase exclusivamente no Terceiro Mundo, este é um caso muito difícil, o mundo produz comida suficiente para alimentar todos a população de 6 bilhões de pessoas. De fato, alimentos suficientes são produzidos para alimentar o dobro de pessoas.  (6) (7)

Esta distribuição e gasto de comida ficam ainda mais evidentes na divisão global de classes. As pessoas das nações mais ricas, o Primeiro Mundo, estão jogando fora quase metade da comida que compram, enquanto que os países mais pobres, o Terceiro Mundo, ambos estão famintos ou estão à beira da inanição. Esta ainda é outra indicação que a contradição principal no mundo atualmente é entre o Primeiro e o Terceiro Mundo. Os trabalhadores do primeiro mundo não são, há muito tempo, o que Marx pode identificar como um proletariado. É claro que no Terceiro Mundo está o verdadeiro proletariado e seus aliados estão no limite da sobrevivência.

Deixe um comentário