Dia Internacional do Trabalhadores 2021

Oportunidades e Desafios

Neste Dia Internacional do Trabalhador, a Organização Comunista Luz-Guiadora oferece uma mensagem de unidade e solidariedade a todos que possam ser nossos aliados, como indivíduos e partidos, de todo o mundo. Como afirmamos ao longo do último ano, estamos vivendo um momento histórico de desafios extraordinariamente altos. Os próximos anos inevitavelmente moldarão o futuro da humanidade mais do que os últimos 10 anos juntos. A pandemia global e a crise econômica dela resultante forneceram uma janela única de oportunidade para organizações como a OCLG, mas infelizmente também para nossos inimigos na classe capitalista.

Não é uma tarefa fácil desafiar os poderes estabelecidos durante este caos. As elites dominantes estão muito mais preparadas para tirar vantagem das crises do que a classe trabalhadora. Durante esta pandemia, as elites globais mais ricas aumentaram astronômicamente suas riquezas, enquanto a grande maioria da população mundial sofreu. As corporações têm preenchido seus cofres sem respeito pela segurança ou subsistência de seus funcionários. Trabalhadores de linha de frente e “essenciais” são exaltados na mídia, ao mesmo tempo em que são negadas licenças médicas remuneradas, salário suplementar ou até mesmo medidas adequadas de segurança. Benefícios materiais, concretos, foram substituídos por discursos vazios e elogios à virtude sem sentido. As condições para o despertar dos trabalhadores estão em vigor, mas ainda há muitos desafios que devem ser superados.

Para isolar o sistema capitalista de uma reação popular organizada, a burguesia parece ter expandido maciçamente suas campanhas neoliberais de propaganda e censura, colocando com sucesso grandes setores da classe trabalhadora uns contra os outros. Enquanto os capitalistas fortalecem suas posições e consolidam seus ganhos mesquinhos, eles têm feito também grandes esforços para garantir que a consciência de classe tenha sido em grande parte substituída por ideologias identitárias como o tema predominante no discurso esquerdista. Essa tendência tem sido ativamente promovida no Primeiro Mundo há algum tempo, mas parece ter sido acelerada no último ano. Estamos testemunhando cada vez mais no Terceiro Mundo também. Todos aqueles que abraçam essa tendência se jogam por inteiro nas mãos dos capitalistas em sua estratégia de divisão-e-conquista para controle social.

Devemos rejeitar TODAS essas divisões estúpidas baseadas em identidade. Devemos nos promover e organizar com base em linhas de classe. Agora, mais do que nunca, é imperativo que os comunistas encontrem pontos de unidade com outros partidos, organizações e indivíduos compartilhando objetivos semelhantes, e que coloquem ênfase em condições materiais e de classe em vez de noções neoliberais de identidade. Vamos trabalhar juntos para tomar o futuro, que é todo nosso! O fim de toda a opressão depende da derrota do sistema capitalista, não de militância identitária. E a vitória sobre o capitalismo só pode ser alcançada por um proletariado mundialmente unido! A Organização Comunista Luz-Guiadora estende sua mão solidária a todos que compartilham nosso sonho de um mundo livre de opressão. Se você entende a importância de entrar pra OCLG ou trabalhar conosco para alcançar nossos objetivos comuns, entre em contato conosco pelo [email protected].

Vitórias exigem sacrifícios

Atitudes falam mais que palavras. Temos colocado nossa teoria em prática durante a maior parte de uma década. Ao contrário das corporações burguesas e da mídia, não fazemos promessas vazias, ou palavras sem ação. Luzes-Guiadoras sacrificam seu tempo, dinheiro e recursos pra avançar pela causa. Exigimos uma quantidade igual de dedicação daqueles com quem recebemos em nossas fileiras, ou colaboramos.

Encorajamos todos que desejam um mundo melhor, trabalhando conosco ou não, a fazer os sacrifícios necessários para alcançar a vitória total. A humanidade e a Terra dependem disso. Que momento melhor do que o Dia Internacional dos Trabalhadores pra fazer a promessa às causas mais nobres? Nesse 1º de maio, junte-se ao nosso compromisso de lutar por um mundo comunista, justo e igualitário.

A todos que já estão fazendo os sacrifícios difíceis: Feliz Dia Internacional dos Trabalhadores!

Vitória para toda a Classe Trabalhadora!

Uziel Stryker
Diretor-Geral
Organização Comunista Luz-Guiadora

Traduzido para o português por
Rivaldo Cardoso Melo
Diretor-Nacional para o Brasil
Organização Comunista Luz-Guiadora

Deixe um comentário