De que lado você está? Dia Internacional do Trabalhador 2022

A Organização Comunista Luz-Guiadora deseja a todos um glorioso Dia Internacional dos Trabalhadores!

Neste dia, no ano passado,apontamos o significado histórico dos tempos em que vivemos. Claro, a rapidez das mudanças do Mundo, desde então, são uma prova desse fato. A atual situação entre a Rússia e a Ucrânia superou, em grande parte, a pandemia como a maior crise global . Desde então, parce que já não falta gente querendo comandar a torcida pela Rússia, ou pela OTAN e seus novos marionetes na Ucrânia. Alguns até mostram os benefícios de uma vitória russa, ou de um mundo cada vez mais multipolar, enquanto outros celebram o fracasso da velha ordem global. Outros ainda temem uma Terceira Guerra Mundial e, junto com ela, uma guerra nuclear… E é esse medo que talvez justifique a quantidade excessiva de atenção da mídia que este conflito tem atraído, diferente do derramamento de sangue que ocorre em outras áreas do mundo.

Como cientistas revolucionários, devemos observar este conflito cuidadosamente e nos preparar para tirar proveito do resultado. Uma resolução é inevitável, em algum momento, e a ordem global certamente será moldada por ela. Seja o destino uma era caótica de multipolarismo, uma hegemonia dos EUA/OTAN, ou algo totalmente diferente, ele terá grandes implicações para o Proletariado global.

Com isso em mente, vamos todos lembrar de que lado estamos verdadeiramente, e pelo que estamos lutando neste Dia de Maio.

Pelas palavras de Lênin, devemos perguntar: “o que está sendo tdisputado nessa guerra? Que classes obedecem ou mandam?” Embora a resposta para a primeira parte desta pergunta seja um pouco misteriosa, a resposta para a segunda parte é clara como o dia. O expansionismo provocativo da OTAN na Ucrânia, e a consequente invasão russa foram encenados e dirigidos pela burguesia. Apesar do que diz a imprensa ocidental, a Federação Russa não está tentando refazer a URSS, a Ucrânia realmente tem um problema nazista, e é indiscutível que a OTAN e os EUA são os maiores fornecedores de violência imperialista do mundo hoje. E ao contrário das crenças de alguns esquerdistas equivocados, Putin não é um ator ‘bonzinho’ e amigo do ideal socialista, e nem éverdade que um mundo multipolar imprevisível vai garantir o incentivo à revolução nas áreas em que operamos.

Esse constante conflito de propaganda e exibição de virtude nas mídias sociais criou uma falsa divisão que enganou muitos comunistas bem intencionados, transformando eles em líderes de torcida para um lado ou para o outro no que equivale a um surto por uma rivalidade inter-imperialista. Eles zombam de si mesmos, agitando bandeiras ucranianas, ou com a letra “Z”, mostrando apoio a governos que são TODOS hostis à sua ideologia. Para os verdadeiros comunistas, não há lado que valha a pena apoiar neste conflito, se é que temos poder de interferir no resultado.

Neste Dia de Maio, junte-se a nós para rejeitar mais essa fraude! Um conflito entre potências imperialistas é apenas isso, independentemente se um imperialista é mais poderoso que o outro. Não abandonaremos nossos princípios por uma questão de conveniência política. Marxistas devem lutar contra o capitalismo e todos os seus males, não escolhendo lados entre a burguesia imperialista. Em vez de participar do coro inútil de líderes de torcida, nosso tempo é gasto melhor planejando estratégias que vão aproveitar ao máximo o que está por vir.

Pras questões de ‘pelo que lutamos?’, e ‘de que lado estamos?’: a OCLG está do lado do Proletariado Global. Nossos interesses não vêm de uma vitória da OTAN, ou de uma vitória russa, mas da vitória sobre toda a opressão imperialista! Lutamos por um mundo comunista, justo e sustentável. Abaixo os nazistas! Abaixo todo o imperialismo! Abaixo a OTAN! Vitória para a classe trabalhadora internacional!

Uziel Stryker
Diretor-Geral
Organização Comunista Luz-Guiadora

Deixe um comentário