Sobre as Insurreições nos Estados Unidos

4 de junho de 2020
portugues.LLCO.org

Esta semana aconteceram grandes protestos, revoltas e pilhagens pelos EUA em resposta ao vídeo do assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco. Apesar de a violência policial racista nos EUA não serum fenômeno novo, este incidente em particular veio a público logo após dois outros relatórios de alto-nível de assassinatos por motivos raciais de cidadãos negros, e ainda por cima numa crise de desemprego sem precedente causada pela resposta dos EUA à pandemia global.

Enquanto escrevo este artigo, muitas das maiores cidades dentro dos EUA ordenaram toque de recolher e responderam com métodos de repressão draconianos contra as várias insurreições que se manifestam pelo país. Perturbadamente, a Guarda Nacional foi ativada em algumas áreas pra reforçar essas medidas. Ainda mais preocupante é a ordem do Presidente Trump ativar tropas militares federais pra suprimir as insurreições. A brutalidade que o EUA costuma exportar pro Terceiro Mundo agora pode ser usada dentro de si mesmo. A resposta estatal altamente autoritária pra esses motins políticos de âmbito nacional, combinada com o colapso econômico atual e o estado geral de deterioração do capitalismo, leva à grave consideração de que os EUA parecem estar caminhando pro fascismo.

A avenida em frente à Casa Branca teve o nome mudado pra “Vidas Negras Importam” por causa desses protestos, e essas palavras foram escritas ao longo da via. Séculos de opressão calada voltam a gritar

Neste momento, os protestos atuais não podem ser considerados revolucionários em sua natureza. Nós temos que dizer que sem disciplina e liderança organizada fundada em Ciência Revolucionária com a meta clara de subverter o sistema capitalista, essas insurreições resultarão, na melhor das hipóteses, em reformas sem sentido, e na pior das hipóteses servirão de pretexto pra ainda mais repressão estatal contra os pobre e o proletariado. Sem um movimento revolucionário real, o sistema capitalista que a polícia protege continuará intacto, e os EUA continuarão seu legado de brutalidade em casa e no estrangeiro. Isso não significa que estes protestos atuais não se justificam, já que eles estão corretos, são necessários e deveriam ser aplaudidos. Porém, pra ser efetivo, o povo têm que adotar uma mentalidade revolucionária e têm que dar os passos necessários pra derrubar o sistema que o oprime. Não pode haver nenhuma justiça duradoura enquanto o capitalismo continue como o sistema global dominante.

Apesar de a raiva expressou pelo povo dos EUA não ter atualmente o tamanho de uma revolução, ainda é importante montar resistência dentro da barriga do Império. Embora a revolução seja mais provável de acontecer primeiro nos países de Terceiro Mundo, onde as pessoas enfrentam extrema pobreza, ainda é importante preparar organizações revolucionárias no Primeiro Mundo pra fazer uma resistência significante ao sistema capitalista enquanto se constrói a solidariedade internacional e organização dos povos proletários de todo o resto do Mundo. A luta contra capitalismo é global e inclui os povos de todos os países, inclusive dentro do coração do Império, os Estados Unidos. Enquanto o capitalismo continua se deteriorando, uma onda de revolução varrerá a Terra, e haverá de libertar igualmente o Primeiro Mundo e o Terceiro Mundo!

É em tempos como este que são criados líderes e indivíduos revolucionários. Eles são chamados à ação pelo amor ao povo, a liderança deles é forjada pela luta. Aqueles que olham pra além do estreito reformismo e abraçam ideais e métodos revolucionários serão a próxima geração a luta por um mundo comunista de paz e justiça. Será muito difícil cumprir uma tarefa tão incrível, mas vitória pode ser conquistada pelos povos unidos e armado com Ciência Revolucionária, organização proletária internacionalista, forte disciplina pessoal e integridade.

Nós oferecemos nossa solidariedade àqueles que lutam contra terror policial nos Estados Unidos. A Organização Comunista Luz Guiadora condena toda a violência da polícia dirigida contra os pobres e o proletariado, e toma posição junto com ao povo resistindo ao terrorismo do império dos EUA. O sistema capitalista está condenado. Agora é tempo de o proletariado se organizar pra completa transformação revolucionária completa da sociedade!

A Revolução global é a única solução!

Vida longa ao povo, unido em luta! A vitória será nossa!

Traduzido pro português por Rivaldo Cardoso Melo

Deixe um comentário